Erupção do vulcão Litla Skógfell provoca evacuações e alerta

O vulcão Litla Skógfell, localizado no sistema de cráteres Sundhnúksgígar, na península de Reykjanes, na Islândia, entrou em erupção nesta quarta-feira. Este é o 12º evento eruptivo registrado nos últimos cinco anos na região.

Imagens do cráter mostram fumaça e fluxos de lava, que apresentam cores amarelas e laranjas. Um vídeo divulgado destaca uma extensa área de lava, resultante de uma fissura vulcânica que mede entre 700 e 1.000 metros.

A erupção ocorreu perto de Litla Skógfell, ao norte da cidade de Grindavík, e próxima à capital, Reykjavík, além da famosa Lagoa Azul, que foram evacuadas como medida de segurança. A Administração Meteorológica da Islândia informou que a atividade vulcânica começou com uma série de terremotos intensos, que antecederam a erupção.

Autoridades estão monitorando de perto os desdobramentos da erupção, mas ressaltaram que, até o momento, a lava não representa risco a quaisquer estruturas. Além disso, as nuvens de fumaça geradas não são grandes o suficiente para afetar o tráfego aéreo.

A Islândia, que é conhecida pelos seus glaciares e vulcões, também é chamada de “terra do gelo e do fogo”. Desde a reativação dos sistemas geológicos na península de Reykjanes em 2021, o país já testemunhou uma série de doze erupções.