
A Mercedes-Benz está se preparando para uma revolução no mundo dos carros elétricos! Desde fevereiro de 2025, a marca vem testando um protótipo do EQS com baterias de estado sólido. Os primeiros testes em laboratório, realizados em Stuttgart, mostram que esses novos componentes podem garantir uma autonomia impressionante de até 1.000 km com apenas uma carga. Isso representa um aumento de cerca de 25% em relação às baterias convencionais, algo que todo motorista sonha ao fazer uma viagem longa.
Essa inovação não aconteceu da noite para o dia. A Mercedes está – desde 2021 – em parceria com a americana Factorial Energy para desenvolver essa tecnologia. No verão de 2024, a marca recebeu seu primeiro lote de células para começar os testes, e quem está por trás dessa engenharia avançada é a equipe da Mercedes-AMG High Performance Powertrains (HPP), famosa por seu trabalho na Fórmula 1. Ou seja, pode esperar performance de primeira!
Mas não é só a autonomia que está em foco. A segurança também é prioridade. Com a troca do eletrólito líquido pelo sólido, a temperatura de inflamabilidade das baterias aumenta, permitindo um sistema de resfriamento passivo. Isso significa que as células funcionam melhor em temperaturas elevadas, que é um baita alívio em momentos de aperto no trânsito.
Outro desafio que a equipe enfrentou foi o controle da pressão interna das baterias. Ao eliminar o líquido, precisaram garantir um contato perfeito entre os componentes. A solução foi criar um sistema com atuador pneumático que aplica pressão constante, permitindo pequenas movimentações. Essa inovação é mais um toque genial vindo da marca.
O chefe de desenvolvimento de baterias da Mercedes, Uwe Keller, destaca que o projeto busca segurança, confiabilidade e sustentabilidade. Ele acredita que a reciclabilidade e uma reduzida pegada de carbono são fundamentais para o futuro das baterias.
Os testes na pista deverão continuar por pelo menos mais um ano, mas a agilidade da equipe de Fórmula 1 promete acelerar bastante o processo. Se já dirigiu um carro potente, sabe como a velocidade dos engenheiros da F1 pode fazer a diferença em inovações.
E não pense que a Mercedes está sozinha nessa corrida. A própria Factorial também fornece baterias para gigantes como Stellantis, Hyundai e Kia. A Stellantis, por exemplo, pretende testar o Dodge Charger Daytona em 2026 com células que superam 390 Wh/kg. É uma corrida acirrada, e quem ama veículos elétricos deve ficar de olho em cada novidade.
A expectativa da Mercedes é que essas baterias de estado sólido sejam incorporadas em um modelo de produção até o final da década. Keller está confiante de que essa nova geração de baterias não só vai impressionar em desempenho, mas também vai ajudar a conquistar aqueles que ainda têm dúvidas sobre a transição para os elétricos. E como sempre, o mundo automotivo continua girando, trazendo novidades que nos fazem sonhar cada vez mais!