
Stella Goulart Marinho, mãe dos quatro filhos de Roberto Marinho
Stella Goulart Marinho, mãe dos quatro herdeiros de Roberto Marinho, foi uma figura importante na história da família fundadora do Grupo Globo. Em outubro de 1995, um trágico acontecimento abalou a vida da família, que neste mês celebra os 100 anos da empresa.
No dia 21 de outubro de 1995, Stella, que na época era presidente da Fundação Casa França-Brasil, estava em Nice, uma cidade no sul da França. Na noite daquele sábado, ao retornar ao hotel onde estava hospedada, ela foi abordada por um assaltante quando chegava de carro. Stella reagiu, mas o ladrão conseguiu roubar sua bolsa. A situação a deixou extremamente nervosa, e, pouco tempo depois, ela sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).
Após o AVC, Stella foi levada ao hospital Pasteur, mas infelizmente, no dia seguinte, foi constatada a morte cerebral. A família tomou a difícil decisão de desligar os aparelhos que a mantinham viva. O seu corpo foi então transladado para o Rio de Janeiro, onde foi sepultado. Stella tinha 72 anos e deixou três filhos: José Roberto, João Roberto e Roberto Irineu. O filho mais velho, Paulo Roberto, havia falecido em um acidente de carro em 1970. Um ano após essa tragédia, Stella se separou de Roberto Marinho, com quem foi casada por 24 anos.
Atualmente, sua memória é preservada por meio do Instituto Stella Goulart, que se dedica à educação da primeira infância. A instituição está localizada no Rio de Janeiro e é liderada por sua neta, que também se chama Stella.