Hurricane ‘Flossie’ enfraquece para categoria 2 e afeta estados

O furacão Flossie perdeu força nas últimas horas e agora é classificado como um furacão de categoria 2, segundo informações do Serviço Meteorológico Nacional. A intensidade dos ventos do ciclone, que atingiam 185 quilômetros por hora, teve uma queda significativa, marcando o início da redução gradual dos seus ventos. O furacão se desloca pelo Oceano Pacífico, acompanhando as costas de Jalisco, Nayarit e Sinaloa, e deve continuar se afastando da terra conforme sua intensidade diminui.

Atualmente, Flossie se movimenta em direção ao noroeste com ventos máximos de 175 quilômetros por hora. Ele está localizado a cerca de 380 quilômetros de Cabo Corrientes, Jalisco, e a 445 quilômetros de Cabo San Lucas, Baja California Sur. Essa distância é suficiente para provocar chuvas intensas no sul de Sinaloa e Nayarit, além de chuvas fortes no sul de Baja California Sur e Jalisco.

Durante um curto período, Flossie foi considerado um furacão majoritário, mas não representa risco de fazer landfall, ou seja, tocar a terra. Segundo a Comissão Nacional da Água (Conagua), o ciclone seguirá sua rota noroeste e deve se transformar em uma tempestade tropical até a manhã de quinta-feira.

Os efeitos do ciclone serão mais perceptíveis no sul de Sinaloa e Nayarit, onde são esperadas chuvas muito intensas e ventos entre 30 e 40 quilômetros por hora. No extremo sul de Baja California Sur, as ondas podem chegar a alturas de 2,5 a 3,5 metros, acompanhadas por chuvas fortes nas próximas 24 horas.

A Conagua alertou que as chuvas intensas e as descargas elétricas previstas podem causar alagamentos, inundações e aumento nos níveis de rios e córregos. As autoridades recomendam que a população preste atenção aos avisos emitidos pelo Serviço Meteorológico Nacional e siga as orientações de Proteção Civil.