Licenciamento 2024 termina em dezembro para placas final 0

O calendário oficial de licenciamento de veículos para o ano de 2025 inicia nesta terça-feira, 1º de julho. Neste mês, é a vez dos veículos com placas que terminam em 1 e 2. Os proprietários desses veículos devem efetuar o pagamento até o final do mês para evitar complicações.

Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), até o mês de maio, 40% dos veículos registrados no estado já realizaram o licenciamento, totalizando cerca de 8,5 milhões de um total de 21 milhões de veículos.

Para completar o licenciamento, é necessário que o proprietário quite o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e eventuais multas de trânsito. O valor da taxa de licenciamento é de R$ 167,74.

O cronograma de licenciamento foi estabelecido pela Portaria nº 17/2023 e prevê prazos diferenciados para veículos de carga, como caminhões e tratores, que devem ser licenciados entre setembro e dezembro. O calendário para veículos de passageiros, ônibus, reboques e semirreboques é o seguinte:

– Julho: placas com finais 1 e 2
– Agosto: placas com finais 3 e 4
– Setembro: placas com finais 5 e 6
– Outubro: placas com finais 7 e 8
– Novembro: placas com final 9
– Dezembro: placas com final 0

Para os veículos registrados como caminhões e tratores, o calendário é:

– Setembro: placas com finais 1 e 2
– Outubro: placas com finais 3, 4 e 5
– Novembro: placas com finais 6, 7 e 8
– Dezembro: placas com finais 9 e 0

Para realizar o licenciamento, o proprietário do veículo deve informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e pagar a taxa em um dos bancos conveniados, como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. O pagamento pode ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico.

Após o pagamento, o motorista deve acessar o portal do Detran-SP, do Poupatempo ou da Senatran para baixar ou imprimir o documento digital atualizado. Essa documentação pode ser guardada em formato digital no celular ou impressa em papel comum.

É importante ressaltar que a condução de um veículo não licenciado é uma das principais causas de multas de trânsito no estado, sendo considerada uma infração gravíssima. Essa infração gera multa de R$ 293,47, além de resultar em sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e na remoção do veículo para um pátio. Para recuperar o veículo, o proprietário deverá quitar todas as pendências, incluindo taxas de remoção e estadia.

O Detran-SP implementou um novo serviço chamado Liberação Instantânea de Veículos (LIVE), que permite a liberação imediata do veículo. O proprietário pode solicitar a liberação assim que o veículo é removido, e a liberação é feita digitalmente após o pagamento de todas as pendências.