Apple registra crescimento nas vendas do iPhone na China após dois anos

As vendas de iPhones da Apple na China cresceram no segundo trimestre de 2025, marcando a primeira alta em dois anos, de acordo com a pesquisa da Counterpoint. Os dados mostram que as vendas aumentaram 8% em relação ao ano anterior, trazendo alívio para a empresa em um dos seus mercados mais importantes.

Esse crescimento foi impulsionado por uma série de promoções em maio, quando várias plataformas de e-commerce na China ofereceram descontos nos modelos iPhone 16, os mais recentes lançamentos da Apple. Além disso, a empresa também aumentou os preços de troca de alguns dispositivos, o que facilitou a compra de novos iPhones por parte dos consumidores.

O timing dessas mudanças foi considerado estratégico, já que ocorreu uma semana antes do festival de compras conhecido como 618, que acontece anualmente em junho na China e é conhecido por oferecer grandes descontos em produtos.

O aumento nas vendas é bem-vindo para os investidores da Apple, que viram as ações da empresa caírem aproximadamente 15% neste ano devido a vários desafios enfrentados pela companhia. Entre os obstáculos, está a pressão do governo dos Estados Unidos, que, em gestões anteriores, chegou a ameaçar a Apple com tarifas e sugeriu que a produção dos iPhones fosse feita em solo americano, algo considerado complicado por especialistas.

Outro ponto de preocupação para a Apple é a competição com a Huawei, a qual recuperou parte de sua força no mercado chinês após ter sido prejudicada por sanções dos EUA. A Huawei lançou novos smartphones com tecnologia avançada e, desde então, aumentou suas vendas em 12% no mesmo período. Isso fez com que a empresa obtivesse a maior participação de mercado na China, superando a Vivo e colocando a Apple na terceira posição.

A fidelidade dos usuários à Huawei tem sido um fator importante para o crescimento da empresa, que continua a atrair consumidores que trocam seus aparelhos antigos por novos modelos.