Calendário de pagamento já está em vigor

Com a mudança de semestre, chegou a hora de ficar ligado no licenciamento 2025 dos veículos registrados em São Paulo. Desde julho, quem tem placa terminada em 1 e 2 precisa quitar o débito até o final do mês para evitar multas indesejadas. Em agosto, é a vez das placas final 3 e 4, e assim segue: setembro para 5 e 6, outubro para 7 e 8, novembro para 9 e, finalmente, dezembro para as que terminam em 0.

Até o final de junho, cerca de 7,9 milhões de veículos já haviam feito a regularização adiantada. Mas atenção: ainda faltam aproximadamente 21,9 milhões de carros, motos e caminhões para se regularizarem. Se você é motorista em um grande centro, sabe como as multas podem pesar no bolso, então é uma boa hora para se organizar!

Valor do licenciamento em 2025

O valor deste ano é de R$ 167,74, um aumento de 4,69% em relação a 2024. Esse valor é o mesmo, independentemente da categoria do veículo. E uma boa notícia: não há cobrança do seguro DPVAT desde 2021, o que alivia os gastos.

Para licenciar, é fundamental estar com o IPVA 2025 em dia, além de saldar qualquer multa que tenha ficado pendente. Somente assim você consegue emitir o CRLV-e, que é a versão digital do licenciamento.

O que acontece se não pagar o licenciamento

Andar com o licenciamento vencido é uma infração gravíssima. Isso significa uma multa de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH e a apreensão do seu veículo, que pode ser levado para um pátio credenciado. Para ajudar na liberação, o Detran-SP lançou o LIVE (Liberação Instantânea de Veículos). Se o seu carro for apreendido, dá para resolver tudo online.

Com o LIVE, é só acessar o portal, logar com a conta do gov.br (nível prata ou ouro), conferir os débitos e fazer o pagamento via PIX. O documento de liberação é emitido na hora e você já pode ir buscar o carro. Olha como essa agilidade é boa, né? Antes, esse processo demorava até 48 horas!

Como fazer o licenciamento

Depois de quitar IPVA e multas, o licenciamento pode ser feito por internet banking, em bancos autorizados ou pelo site do Detran-SP. Após o pagamento, o CRLV-e é disponibilizado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e você consegue baixar ou imprimir. O próprio app do Detran-SP também facilita, permitindo acompanhar pendências, verificar multas e gerar guias de pagamento.

Tabela de Vencimentos

CategoriaFinal da placaMês de pagamento
Automáveis, Camionetas, Motos e similares1 e 2Julho
3 e 4Agosto
5 e 6Setembro
7 e 8Outubro
9Novembro
0Dezembro
Caminhões e tratores1 e 2Setembro
3, 4 e 5Outubro
6, 7 e 8Novembro
9 e 0Dezembro

Sendo assim, fique de olho no vencimento, junte os documentos necessários e tire as pendências o quanto antes. Afinal, quem quer se preocupar com multas ou trânsito parado à toa, não é mesmo?