
Uma aeronave Boeing 737 MAX da Gol Linhas Aéreas ficou atolada no pátio do aeroporto de Fernando de Noronha no domingo, dia 29. Esse incidente é semelhante ao que ocorreu uma semana antes, quando um avião da Azul também enfrentou um problema no mesmo local.
No caso anterior, no dia 22, um Embraer E195-E2 da Azul ficou preso enquanto estava sendo empurrado para deixar sua posição, preparando-se para um voo a Recife. Uma semana depois, o Boeing 737 MAX 8 da Gol, que tinha como destino São Paulo e o aeroporto de Guarulhos, enfrentou uma situação parecida ao sofrer um afundamento no asfalto durante o táxi.
De acordo com a Gol, o incidente ocorreu durante o voo G3 1776, pois o asfalto não suportou o peso da aeronave. Após ser reposicionado, o Boeing 737 seguiu sua viagem sem outros problemas.
A companhia aérea informou que todas as medidas de segurança foram respeitadas durante a ocorrência. Um perfil no Instagram, chamado “Viajando com o Luiz”, destacou que alguns reparos foram feitos na área onde o avião da Azul atulhou, mas não foram suficientes para suportar o peso do 737 MAX, que é maior e mais pesado.
A administração do aeroporto, a Dix Aeroportos, confirmou que o afundamento do asfalto aconteceu em um outro ponto da área de manobra. Segundo a nota da empresa, protocolos de emergência foram acionados, e a aeronave passou por uma inspeção antes de ser liberada para continuar o voo.
A Dix Aeroportos também destacou que vem alertando a Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura sobre a necessidade urgente de concluir as obras de requalificação nas áreas de movimento do aeroporto. Esta requalificação inclui as pistas de pouso e decolagem, as pistas de táxi, e os pátios de aeronaves.
Até o momento, apenas uma parte central da pista de pouso e decolagem foi concluída, e ainda faltam as obras nas laterais e nas demais áreas necessárias para a movimentação e estacionamento dos aviões. A Dix enfatizou a importância de cumprir os cronogramas de obra para evitar novos incidentes como o que ocorreu no último domingo.