
O desejo de valorizar a brasilidade nas produções culturais é uma preocupação crescente, especialmente nas áreas de teledramaturgia e entretenimento. A ideia é resgatar o orgulho de produzir conteúdos que refletem a identidade nacional, sem tentar imitar modelos de outras partes do mundo.
Historicamente, a TV Globo se destacou por ensinar ao público uma forma única de consumir televisão, mas, nos últimos anos, a emissora tem adotado formatos inspirados em produções internacionais. Muitos acreditam que esse movimento deve ser revisto, já que ainda existe tempo para fazer alterações significativas.
O retorno a formatos que priorizam a essência brasileira, como novelas e séries que apresentem uma estética típica do país, é uma proposta valorizada. A reinvenção de programas de auditório, que se distanciem de formatos importados, e a revitalização do humor com características locais também são mencionadas. Por exemplo, o sucesso da dupla Pablo e Luisão é um indicativo do potencial que existe para produções autênticas na televisão aberta.
Em um ambiente competitivo, onde a atenção do público é disputada globalmente, ter um ponto de vista autêntico e humano se torna crucial. É importante que grandes empresas, como a Globo, reconheçam essa necessidade de se reconectar com suas raízes culturais e oferecer um conteúdo que se identifique com a realidade e as experiências dos brasileiros.
Esses aspectos são centrais para a preservação e promoção da cultura nacional na televisão e no entretenimento como um todo. Novas atualizações sobre essa questão podem surgir a qualquer momento.