EUA criam 147 mil vagas de emprego em junho

Os Estados Unidos geraram 147 mil novas vagas de emprego em junho de 2023, de acordo com o relatório payroll, divulgado pelo Departamento do Trabalho. A expectativa era de que fossem criados 110 mil postos de trabalho, o que indica um desempenho melhor do que o previsto.

Esse resultado de junho representa um aumento em relação a maio, que teve a criação de 144 mil empregos. Este número também foi revisado para cima, mostrando uma ligeira melhora na economia. A taxa de desemprego para o mês passado ficou em 4,1%, um índice mais baixo do que a previsão de 4,3%. Isso significa que aproximadamente 7 milhões de pessoas estavam desempregadas nos Estados Unidos em junho.

A participação da força de trabalho foi de 62,3%, enquanto a métrica que relaciona o emprego à população ficou em 59,7%. Em termos de rendimento, os trabalhadores norte-americanos receberam em média US$ 36,30 por hora. Esse valor subiu 0,2% em comparação ao mês anterior e aumentou 3,7% em relação a junho do ano passado.

Entretanto, o relatório da ADP, que analisa o setor privado, apresentou uma realidade diferente. Segundo este estudo, houve a perda de 33 mil postos de trabalho no setor privado no mesmo mês, após uma revisão que mostrou que em maio a criação de empregos foi de apenas 29 mil.

Essa disparidade nos dados de emprego traz uma série de incertezas sobre as possíveis decisões do Federal Reserve, o banco central dos EUA, em relação às taxas de juros. O presidente do órgão, Jerome Powell, já indicou que não há urgência em cortar os juros. Em evento recente, ele afirmou que, se não fosse pelas mudanças nas políticas fiscais do país, a redução das taxas poderia já ter ocorrido este ano.