
A Defesa Civil emitiu um alerta para chuvas fortes nesta quarta-feira, dia 2, em várias partes do Sudeste, especialmente no estado do Rio de Janeiro e no litoral de São Paulo. A previsão indica que a combinação de ventos marítimos e condições climáticas instáveis resultará em chuvas intensas, com risco de alagamentos em diversas áreas.
Em São Paulo, o dia deve ser nublado e chuvoso, com a temperatura máxima prevista em apenas 14°C. Esta pode ser considerada a tarde mais fria do ano até agora, segundo os meteorologistas.
No Sul do Brasil, os moradores se preparam para um dos dias mais frios do ano. A expectativa é de geada em várias regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná nas primeiras horas da manhã. Porto Alegre pode enfrentar mínima de 1°C, enquanto Florianópolis deve registrar 4°C. A previsão para Curitiba é de garoa durante o dia, com máxima de somente 9°C. As temperaturas em todas essas capitais podem bater recordes de frio.
A situação no Centro-Oeste também é marcada por temperaturas baixas. Em Mato Grosso do Sul, as manhãs terão temperaturas bem frias, enquanto em Mato Grosso, as temperaturas começam baixas, mas devem se elevar durante a tarde. Por outro lado, Goiás e o Distrito Federal enfrentam um clima seco, com a umidade do ar podendo ficar abaixo de 30% em várias cidades.
Na região Norte, a situação é diversificada. Enquanto estados como Amazonas, Roraima, Amapá e o norte do Pará enfrentarão pancadas de chuva fortes, outras áreas, como Tocantins, sul do Pará e Acre, continuarão com tempo seco. Nesses locais, a influência do ar polar vai manter as temperaturas baixas mesmo na parte da tarde.
No Nordeste, o cenário é de tempo seco na região interna, mas as áreas litorâneas da Paraíba e do Rio Grande do Norte estão em alerta para chuvas intensas, que podem vir acompanhadas de raios. O norte do Ceará também está sob a mesma previsibilidade. No interior do Maranhão, Piauí e Bahia, a previsão é de um clima firme e a umidade deve diminuir ao longo da semana.