
Apesar do crescimento dos carros elétricos nos últimos anos, a Toyota continua apostando forte no hidrogênio como uma solução promissora. Em uma entrevista recente, Sean Hanley, vice-presidente de vendas e operações da Toyota na Austrália, revelou que os motores movidos a hidrogênio podem, sim, substituir o diesel em um futuro não tão distante.
Hanley acredita que, mesmo que o diesel não desapareça rapidamente, o hidrogênio vai ganhar espaço. Ele observa que, embora muitos ainda duvidem da tecnologia, ela tem um grande potencial, especialmente em áreas onde os veículos elétricos ainda enfrentam alguns limites, como no transporte pesado. Já pensou em dirigir um caminhão com isso? A ideia é bem inovadora!
No entanto, uma das grandes barreiras para essa transição é a infraestrutura. Segundo Hanley, a Austrália precisaria investir pesadamente em postos de abastecimento para tornar o hidrogênio uma opção viável para o dia a dia. E, convenhamos, sem lugares para abastecer, fica complicado, né? Ele também criticou a percepção de que o hidrogênio está sendo subvalorizado em comparação com os carros elétricos a bateria.
A Palavra da Toyota
A Toyota tem uma longa história com o hidrogênio, com trinta anos de experiência em células de combustível. Foi a pioneira ao lançar o Mirai, o primeiro veículo a hidrogênio produzido em série, em 2014. Aliás, a tecnologia do hidrogênio não é nova; em 1966, a General Motors apresentou o Electrovan, considerado o primeiro carro movido a célula de combustível. Faz tempo que essa chama está acesa, não é mesmo?
Hoje, outras montadoras estão em direções diferentes. A BMW planeja lançar sua nova geração de células de combustível em 2028. Enquanto isso, a Stellantis considera o hidrogênio um “segmento de nicho”. Já a Hyundai vem se destacando com o Nexo, um SUV que utiliza hidrogênio para gerar eletricidade. E o melhor: o único resíduo que sai pelo escapamento é vapor d’água, além de filtrar o ar antes de devolver à atmosfera. A impressão é de que estamos saindo de uma corrida para uma maratona em busca de alternativas mais limpas.
O Futuro do Hidrogênio
Embora a Toyota enfrente desafios, eles parecem acreditar que o hidrogênio tem um grande potencial para crescer e, quem sabe, ocupar o lugar que o diesel ocupa hoje. Para isso, é claro, mais estudos e investimentos são necessários. Imagina o barulho que um caminhão a hidrogênio faria nas estradas? Seria algo bem bacana de se ver e ouvir!
Logo, enquanto as montadoras continuam a explorar esses caminhos, fica a expectativa: quem será que dará o próximo passo nessa jornada rumo ao hidrogênio como combustível do futuro?