
Cerca de cada duas semanas, o Euro NCAP, a entidade que avalia a segurança dos veículos na Europa, tem novos resultados pra nos contar. Recentemente, a bola da vez foi a picape Maxus eTerron 9, que, para os nossos amigos europeus, é conhecida como MG P9. E como muitos já sabem, esse modelo será o embrião da nova geração da VW Amarok, prevista para 2027. Vamos dar uma olhada nos detalhes?
Essa picape da fabricante chinesa SAIC se mostrou um verdadeiro destaque nos testes de segurança, marcando impressionantes cinco estrelas nas avaliações. Se você é como eu, que adora saber dos detalhes, anote essas notas: 91% na proteção de adultos, 87% para crianças, 75% quando o assunto são pedestres, e 83% no quesito sistemas de assistência à condução. Para quem já enfrentou um engarrafamento ou uma manobra apertada, sabe como ter um carro desse na garagem faz toda a diferença.
Nos testes, a eTerron 9 enfrentou diversos desafios, como impactos frontais (de vários tipos) e colisões laterais. O desempenho chamou atenção, especialmente na proteção dos ocupantes e em áreas críticas como joelhos e fêmures. Aqui, a picape não decepcionou e ainda garantiu proteção top para nossas crianças, permitindo inclusive desativar o airbag frontal nos casos de cadeirinhas voltadas para trás.
Agora, se há um ponto que você, motorista, vai adorar saber é sobre os pedestres. A picape pontuou bem, mas tiveram algumas ressalvas nas áreas dos pilares do para-brisa. Nada que comprometa a segurança, mas vale sempre ficar atento, né?
A lista de recursos de segurança assistiva da eTerron 9 é robusta. O sistema de frenagem autônoma de emergência se destacou, respondendo bem em situações reais, como na presença de pedestres e ciclistas, mesmo em situações diversificadas. Já imaginou uma ajudinha dessa no trânsito caótico do dia a dia?
Picape que vai substituir a Amarok
A nova Amarok, chamada de "South America", vai manter a tradição de ser produzida na Argentina, mas terá algumas mudanças significativas. A expectativa é que se inspire muito na Maxus, o que deve deixá-la ainda mais atraente. Você já deve ter visto alguns modelos rodando testes pelo Brasil e Argentina, e a impressão é que a nova versão vai aprimorar bastante o que já conhecemos.
Diferente do modelo atual, que já tá na estradahá cerca de 15 anos, a nova Amarok prometeu uma estrutura monobloco e um chassi convencional, o que vai deixá-la mais leve e confortável, perfeita para longas viagens ou aquele rolê de fim de semana.
E, falando em dimensões, a Maxus eTerron 9 é bem mais robusta que a Amarok que conhecemos. Com 5,5 metros de comprimento, ela é 150 mm maior que a versão atual, além de ser mais larga e alta. Isso se traduz em mais espaço interno e conforto para todos os ocupantes. A distância entre-eixos é de 3,3 metros — ainda mais espaço pra quem gosta de levar a família toda na boleia.
Outra novidade é que a nova plataforma possibilitará a instalação de vários tipos de motores, desde motores a gasolina até híbridos e elétricos. Com isso, a Volkswagen poderá deixar pra trás o velho V6 turbodiesel que todos conhecemos, oferecendo uma experiência mais moderna e eficiente.
A expectativa é que a nova Amarok chegue ao mercado em 2027, inicialmente na Argentina e logo em seguida aqui no Brasil. O mais curioso é que a Amarok atual pode ainda conviver com essa nova geração por um tempo. Mas, se você é fã dela, não precisa se preocupar, pois ainda teremos mais opções de escolha na hora de comprar!
Portanto, amigo(a) entusiasta, se você está de olho nesse segmento, fique atento às novidades que vêm por aí! As picapes estão evoluindo e prometem trazer cada vez mais tecnologia e segurança para o nosso dia a dia. E você, já tem suas apostas sobre como será a nova Amarok?