Curitiba registra 83 horas abaixo de 10ºC e nova frente fria se aproxima

Na manhã desta sexta-feira, 4 de agosto, os moradores de Curitiba tiveram um pequeno alívio com a chegada do sol em alguns bairros da cidade. Depois de 83 horas consecutivas com temperaturas abaixo de 10°C, finalmente os termômetros superaram essa marca. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou essa mudança por volta das 9h.

Durante os três dias e 11 horas anteriores, a temperatura se manteve bastante baixa, com sensação térmica chegando a apenas 2°C. No entanto, a expectativa não é de um frio imediato, já que uma nova frente fria está se aproximando do estado. Essa frente fria está se movendo em direção ao oceano na altura do Rio Grande do Sul e deve causar um novo declínio nas temperaturas ao longo da tarde.

A previsão do tempo indica que, no sábado, a manhã continuará fria, especialmente no Sudoeste e Sul do Paraná, onde é esperada geada fraca. Mas, durante a tarde, as condições devem melhorar. Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, a mudança na circulação dos ventos permitirá que o sol apareça com mais intensidade, especialmente à tarde. As temperaturas poderão variar entre 15°C e 17°C, oferecendo um pouco de conforto após dias tão gelados.

No domingo, o frio deve persistir, especialmente na metade Sul do Paraná. Também há previsão de geada em áreas próximas à divisa com Santa Catarina. No decorrer do dia, a nova frente fria se deslocará sobre o oceano, na altura do Uruguai e do Rio Grande do Sul, resultando em aumento da nebulosidade na região Leste e nos Campos Gerais do Paraná.

Um levantamento do Simepar relembra que, em julho de 2013, Curitiba teve uma dura experiência com 93 horas de temperaturas abaixo de 10°C, o que coincidiu com a última vez que houve neve na cidade. Desde então, o recorde anterior foi em junho deste ano, quando a capital enfrentou 67 horas consecutivas com temperaturas semelhantes.