
A Volkswagen está prestes a agitar o cenário automobilístico brasileiro com o retorno do icônico Golf GTI e a reestilização do Jetta GLI, ambos com apresentação prevista durante a famosa Festa do Peão de Barretos, que rola entre os dias 22 e 24 de agosto. Para os fãs de esportivos, essas novidades prometem ser emocionantes.
Depois de cinco anos fora do mercado, o Golf GTI retorna em sua geração 8,5, trazendo um visual completamente renovado e tecnologia de ponta similar à oferecida na Europa. Um dos destaques é a central multimídia de 12,9 polegadas com inteligência artificial, além de recursos como faróis e lanternas full LED e um acabamento interno que exala esportividade. Quem já dirigiu um GTI sabe o prazer que cada detalhe proporciona ao volante.
No coração do carro, encontramos um motor 2.0 turbo a gasolina com injeção direta, que já é bem conhecido por quem é fã de desempenho. Com impressionantes 265 cv e 41,5 kgfm de torque, o GTI vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos! Um verdadeiro esportivo que briga de igual para igual com modelos como o Honda Civic Type R e o Toyota GR Corolla.
Embora o preço ainda não tenha sido oficialmente divulgado, a expectativa é que o valor fique acima dos R$ 400 mil. Isso leva em conta a concorrência e o fato de ser um modelo importado. Já existem relatos de flagras do Golf GTI circulando em testes no interior de São Paulo, sinalizando que sua chegada às concessionárias será em breve, logo após sua apresentação em Barretos.
Falando em novidades, o Jetta GLI também sofreu mudanças. Ele continua firme como o sedã esportivo da Volkswagen, mas com um visual revigorado. As novidades incluem faróis mais afilados, uma nova grade frontal com barra de LED iluminada e detalhes em vermelho no para-choque dianteiro, que são a assinatura dos modelos GLI.
Na traseira, as lanternas foram reformuladas, agora conectadas por uma faixa de LED, e o para-choque traz saídas de escape duplas, reforçando o caráter esportivo do sedã. Por dentro, atualizações como um novo volante e uma central multimídia de 10 polegadas dão um toque mais moderno ao ambiente.
O motor do GLI mantém o conhecido 2.0 TSI com 230 cv e 35,7 kgfm de torque, aliado ao câmbio DSG de sete marchas. O desempenho permanece robusto, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e uma velocidade máxima de 249 km/h. Para quem busca uma experiência onde performance e conforto andam juntos, o Jetta GLI ainda é uma das melhores apostas entre os sedãs esportivos.
Com o Nivus GTS e o Tera já no mercado, o Golf GTI e o novo Jetta GLI fazem parte de uma estratégia audaciosa da Volkswagen para fortalecer sua linha de esportivos em 2025. A marca aposta numa combinação de tradição, desempenho e tecnologia. Agora, só nos resta acompanhar se o público brasileiro vai receber esses lançamentos de braços abertos.