BMW Motorrad apresenta conceito Titan com motor turbinado

A BMW Motorrad chegou com tudo ao apresentar a Titan, uma moto conceito que é simplesmente de deixar qualquer apaixonado por duas rodas de queixo caído. Baseada na nova R 1300 R, a Titan vai muito além em ousadia. E não é só pelo visual impressionante, mas também pelo seu sistema de óxido nitroso que promete aumentar a potência e proporcionar uma pilotagem cheia de adrenalina.

Quando olhamos para a Titan, é fácil perceber que ela não se parece com as motos comuns. A dianteira rebaixada dá a impressão de que está sempre pronta para uma corrida. E ao contrário do que muitos fazem, a BMW não esconde os componentes; pelo contrário, mostra tudo, como o escapamento Akrapovic de titânio, que contorna a roda traseira e se conecta a um motor boxer que entrega nada menos que 143 cv. É aquele tipo de visual que faz você imaginar como seria a sensação de girar a chave e acelerar.

Um detalhe que chama bastante a atenção é o painel em fibra de carbono que envolve o tanque, deixando visível o filtro de ar. O assento, por sua vez, é minimalista, sem espaço para passageiro e sem para-lama, enfatizando o foco total no desempenho e na esportividade. Se você já pilotou uma moto de estilo mais arrojado, sabe como a liberdade na pilotagem faz a diferença.

Inspirada no universo das motos customizadas e das corridas street racing, a Titan possui uma balança traseira alongada, ideal para arranques firmes e para evitar que a moto empine demais. E o sistema de óxido nitroso, posicionado entre os tubos de escape, é aquele detalhe que promete dar aquele “boost” extra na hora de acelerar. Fala sério, quem não gostaria de experimentar essa sensação em uma estrada aberta?

Vale lembrar que a Titan é um conceito, o que significa que não a veremos exatamente dessa forma nas ruas, mas a BMW costuma aproveitar boas ideias de seus protótipos em modelos de produção. Então, quem sabe? Pode ser que algumas das características da Titan apareçam em futuras motos.

Antes da Titan, a BMW havia lançado a R 1300 R, que trouxe algumas melhorias em relação à R 1250 R. Mas nada se compara à radicalidade da Titan, que realmente redefine o que uma moto de alta performance pode ser. Para quem está sempre em busca de novidades, essa moto é uma prova de que a BMW está disposta a arriscar e inovar no mundo das duas rodas. E quem sabe o que mais eles têm guardado para nós no futuro?