Keeta mira expansão nacional e participa da cúpula do Brics

A Keeta, uma plataforma de entrega que busca competir com o iFood no Brasil, irá anunciar seus planos durante a cúpula do BRICS, que ocorre no próximo sábado. Tony Qiu, vice-presidente da Meituan e CEO da Keeta, confirmará que a empresa iniciará suas operações no Brasil ainda este ano. A intenção é apresentar a experiência da operação na China como um atrativo para os proprietários de restaurantes.

Atualmente, o iFood domina mais de 80% do mercado de entrega de comida no Brasil. Para conquistar os comerciantes locais, Qiu destacará a importância de programas de treinamento. Na China, a Meituan tem mais de 14,8 milhões de comerciantes ativos e já ofereceu ajuda a cerca de 13,7 milhões deles. A empresa conta com mais de 2.300 instrutores que auxiliam na transformação dos negócios em opções mais digitais e eficientes, aumentando assim o número de clientes e a receita.

Tony Qiu já tem experiência no Brasil, tendo atuado como CEO da 99 entre 2018 e 2020, e mais recentemente esteve à frente do braço internacional da Kwai, na época em que a plataforma de vídeos crescia rapidamente no país. Atualmente, ele reside em São Paulo, evidenciando a seriedade dos planos da Keeta no mercado brasileiro, uma vez que o braço internacional da Meituan ainda opera apenas em mercados menores, como Hong Kong e Arábia Saudita.

Durante a cúpula do BRICS, Qiu também abordará a tecnologia utilizada pela Keeta, com foco no emprego de inteligência artificial para otimizar as rotas de entrega. Ele mencionou que a plataforma da Meituan é capaz de processar 2,9 bilhões de planos de rota por hora durante os horários de pico, o que demonstra a capacidade de atender a demanda crescente por entregas rápidas e eficientes.