Curitiba será palco de teste da nova modalidade da Uber

O aplicativo Uber lançou uma nova funcionalidade chamada “Flash Nacional”, focada em serviços de entrega. Esta novidade permite que os usuários solicitem a coleta de pacotes para envios a outras cidades diretamente pelo aplicativo, através de uma parceria com a empresa Loggi, especializada em logística.

A fase de testes do Flash Nacional começou nas cidades de Curitiba e Campinas, em São Paulo. Essa nova função expande o que já é oferecido pelo Uber Flash, um serviço lançado durante a pandemia e que se tornou popular em 2021, quando passou a incluir entregas por motocicleta. Nos últimos anos, o Uber Flash ganhou novas versões, como o Flash+, que possibilita retirar encomendas em lojas, e o Flash Utilitário, que é voltado para o transporte de itens maiores.

O Flash Nacional tem como objetivo facilitar entregas intermunicipais e interestaduais, aproveitando a infraestrutura da Loggi, que já atua em mais de 5 mil municípios no Brasil. O serviço conta com recursos como rastreamento em tempo real, data estimada de entrega e uma abrangente proteção contra perda, roubo ou danos, que cobre até R$ 1 mil.

Para utilizar essa nova modalidade, os usuários devem acessar o aplicativo da Uber e selecionar a opção “Flash Nacional”. Em seguida, é necessário preencher as informações de coleta. O serviço aceita diversos tipos de produtos, como roupas, cosméticos, livros, brinquedos, eletrônicos, acessórios para pets e documentos.

Entretanto, para que os pacotes sejam aceitos, é preciso atender a algumas exigências, como:

– Peso máximo de 30 kg
– Dimensões de até 100 cm por lado, sendo a soma total das dimensões no máximo 200 cm
– Embalagem em caixas de papelão ou materiais semelhantes
– Código de rastreio visível e, se necessário, a indicação “Frágil”

Depois que o pedido é feito, a Loggi realiza a coleta no endereço informado, gerencia a logística de transporte e efetua a entrega no destino escolhido. O horário da retirada pode ser agendado diretamente pelo aplicativo, permitindo que o usuário acompanhe todo o processo em tempo real.

Caso usuários precisem de assistência, eles podem acessar o suporte pelo menu “Atividade” no próprio aplicativo. A Uber disponibiliza uma inteligência artificial chamada Lori, desenvolvida pela Loggi, que oferece atendimento automatizado com respostas personalizadas. Se necessário, os clientes também têm a opção de ser atendidos por um profissional humano que pode ajudar a resolver questões mais complexas.