
Os veículos elétricos estão se tornando cada vez mais comuns na China, um país onde quase metade dos carros vendidos no ano passado eram elétricos. Esta realidade contrasta com muitos países, onde os veículos elétricos ainda são vistos como produtos de luxo e com preços altos. Na China, no entanto, esses veículos estão acessíveis até mesmo para as camadas de menor renda.
A transformação da China em um líder mundial em veículos elétricos começou no início deste século, quando o governo chinês estabeleceu objetivos para dominar as tecnologias do futuro. Wan Gang, um engenheiro formado na Alemanha que assumiu o cargo de ministro do Comércio e da Ciência em 2007, foi fundamental nesse processo. Antes de se tornarem populares, as marcas chinesas enfrentavam a dificuldade de competir com carros movidos a gasolina e diesel das grandes montadoras europeias, americanas e japonesas, que eram reconhecidas pela qualidade e prestígio.
O governo chinês já havia incluído os veículos elétricos em seu plano econômico de cinco anos desde 2001. No entanto, foi somente na década de 2010 que começaram a ser oferecidos subsídios expressivos para alavancar o setor. Estima-se que, entre 2009 e 2023, o governo chinês investiu cerca de 231 bilhões de dólares no desenvolvimento da indústria de veículos elétricos.
Esse apoio financeiro se estende a toda a cadeia produtiva, incluindo consumidores, fabricantes de automóveis e fornecedores de eletricidade e baterias. Por conta disso, empresas como a BYD, que antes produziam baterias para smartphones, mudaram seu foco para os veículos elétricos. A CATL, uma fabricante de baterias fundada em 2011, rapidamente se tornou uma das líderes nesse mercado e atualmente fornece baterias para gigantes como Tesla, Volkswagen e Ford, produzindo um terço de todas as baterias utilizadas globalmente em veículos elétricos.
O planejamento de longo prazo, aliado ao investimento governamental, permitiu à China dominar as cadeias de suprimento essenciais na fabricação de baterias. Além disso, o país construiu a maior rede pública de carregamento do mundo, com estações de carregamento localizadas em grandes cidades, facilitando o acesso para os motoristas.
Atualmente, a BYD lidera o mercado global de veículos elétricos, tendo superado a Tesla no início deste ano. O crescimento da empresa é impulsionado por um mercado interno robusto, com mais de 1,4 bilhão de pessoas. A montadora está agora focada na expansão internacional, com planos de abrir uma fábrica na Bahia, Brasil, além de outras start-ups chinesas que também produzem veículos elétricos acessíveis para um público mais amplo.