Ford Ranger estreia motor híbrido e adota tecnologia sustentável

A Ford Ranger, uma das picapes mais icônicas da marca, apresenta uma nova versão híbrida plug-in, a Ranger PHEV. Este modelo traz um sistema de motorização atualizado, oferecendo maior eficiência e potência, sem comprometer o famoso estilo robusto e a capacidade de se aventurar em terrenos difíceis.

O motor híbrido da Ranger PHEV é composto por um motor a gasolina Ecoboost de 2,3 litros, um motor elétrico de 75 kW e uma bateria de 11,8 kWh. Ele é acoplado a uma transmissão automática de dez velocidades, resultando em uma potência de 281 CV e um torque impressionante de 697 Nm. Essa configuração não apenas garante um desempenho robusto, mas também contribui para uma eficiência de consumo, com a Ranger capaz de rodar cerca de 3 litros por cada 100 km, emitindo entre 70 e 72 gramas de CO2 por quilômetro. Em comparação, modelos anteriores com motor V6 de 3.0 litros consomem cerca de 10 litros por 100 km e emitem até 280 gramas de CO2 por quilômetro. No entanto, testes em condições reais indicaram um consumo médio de 7 a 8 litros por 100 km.

A autonomia elétrica é de 43 km em um ciclo combinado, podendo chegar a 52 km em trajetos urbanos. Essa capacidade permite que a Ranger PHEV atenda à classificação de emissão Cero, vantajosa do ponto de vista ambiental.

Durante a condução, a Ranger PHEV proporciona uma experiência de dirigibilidade superior, com a implementação de um sistema de tração e-4WD que distribui o torque de maneira eficiente entre as quatro rodas. A picape possui ainda cinco modos de condução, incluindo Normal, Eco, Sport, Resbaladizo e Remolque, adequando-se a diferentes tipos de terreno. Outro ponto positivo é a sua capacidade de reboque, que pode suportar cargas de até três toneladas, facilitando manobras pelo sistema de assistência que não requer que o motorista segure o volante.

A suspensão da Ranger foi adaptada ao novo motor e peso, oferecendo um conforto notável em deslocamentos, complementado por recursos como assentos aquecidos e controle de temperatura individual para o motorista e o passageiro.

No interior, a picape apresenta um design simples e funcional, com destaque para uma tela vertical de 12 polegadas que serve como painel de instrumentos e sistema multímidia. O modelo se destaca ainda pelo sistema Pro Power Onboard, que conta com tomadas de 2,3 kW ou 6,9 kW na caixa, permitindo carregar dispositivos elétricos ou operar ferramentas.

No mercado, a Ranger PHEV está disponível na versão XLT a partir de 43.500 euros e oferece configurações mais completas, como a Wildtrak e a Stormtrak, com preços que vão até 67.190 euros. Esta nova abordagem da Ford para sua tradicional picape promete atrair tanto usuários urbanos quanto os que precisam de performance em off-road.