BMW iX3 2026 traz avanços em eficiência energética

A BMW trouxe novidades sobre o novo iX3, um SUV elétrico que promete fazer barulho quando chegar às ruas em 2026. Este veículo é o primeiro da nova linha chamada Neue Klasse, que foca em tecnologias mais eficientes e uma pegada sustentável desde o início da fabricação.

Falando um pouco sobre a produção, o iX3 vai sair da nova fábrica da BMW em Debrecen, na Hungria. E o mais bacana: essa planta é 100% limpa, usando energia de fontes renováveis. Olha que interessante: até 25% da energia vem de painéis solares instalados no local. O que sobra dessa energia solar ainda é utilizado para aquecer os fornos na pintura dos carros, ou seja, uma cadeia de produção que vai além.

Um dos grandes destaques deste SUV é a nova bateria Gen6. Feita com 50% de materiais reciclados como cobalto, lítio e níquel, essa bateria é uma jogada esperta que também reduz significativamente as emissões durante a produção. No total, a produção das células resultou em uma queda de até 42% nas emissões por watt-hora se comparada à geração anterior.

E se você pensa que é só isso, está enganado. A BMW tem um enfoque forte na sustentabilidade, usando materiais reciclados em vários componentes do carro. Por exemplo, as rodas de alumínio têm até 70% de material reaproveitado e a cobertura do motor é feita com 30% de plástico reciclado do mar. Fica difícil não se sentir um pouco melhor sabendo que estamos preservando um pouco do meio ambiente, não é?

Internamente, o iX3 adota um conceito chamado “Design para Circularidade”. Isso significa que muitas das peças são feitas de um único material, facilitando a reciclagem. Os bancos, por exemplo, são cobertos com tecido feito 100% de garrafas PET recicladas. Além disso, painel, console e piso seguem a mesma linha sustentável.

Essa estratégia já ajudou a BMW a reduzir em 35% as emissões de CO₂e durante a produção do iX3. Aproximadamente um terço de tudo que é usado nesse carro é reciclado ou reutilizado. Isso sem contar que a concorrência está acirrada, com a BYD dominando as vendas em vários mercados globais neste ano.

Outra boa nova é que o consumo de energia do iX3 caiu bastante. Devido a melhorias aerodinâmicas e menor resistência ao rolamento, a nova versão consome 20% menos energia que a anterior, sem perder aquele desempenho que a gente adora na BMW.

A montadora promete que o iX3 vai ter um desempenho ambiental melhor que muitos carros a combustão após os primeiros 21.500 km rodados com a energia da rede elétrica da Europa. E, se você carregar apenas com fontes renováveis, esse número pode cair para 17.500 km. Legal, né? Enquanto isso, a Tesla aparece com notícias truncadas, descontinuando os modelos S e X na Europa sem muito alarde.

Com uma nova plataforma elétrica, o iX3 promete uma autonomia que pode chegar até 800 km com uma carga completa! E não para por aí: as recargas são ultrarrápidas, com a possibilidade de adicionar 300 km de autonomia em apenas 10 minutos. Fala sério, quem não gostaria de uma tecnologia dessas?

O CEO da BMW, Oliver Zipse, não economiza nas promessas e acredita que o iX3 vai colocar a marca em um patamar superior na indústria elétrica. A BMW se compromete a cortar em 40 milhões de toneladas suas emissões de CO₂e até 2030, buscando a tão sonhada neutralidade de carbono antes de 2050. É um compromisso importante e prova de que, mesmo no mundo dos carros, a sustentabilidade está ganhando cada vez mais espaço.