
O prazo para inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni) termina hoje, às 23h59. O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior no país.
Para se inscrever, os interessados devem ter realizado uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obter pelo menos 450 pontos de média nas cinco provas. É importante ressaltar que quem zerou a redação ou fez a prova como treineiro não pode participar.
Os candidatos que forem pré-selecionados e comprovarem que a renda familiar bruta mensal é de até 1,5 salário mínimo, que atualmente é de R$ 2.277, podem receber a bolsa integral. Para quem busca a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade, a renda mensal per capita deve ser de até três salários mínimos, totalizando R$ 4.554.
Para se inscrever, é necessário acessar o portal Acesso Único, utilizando o login do gov.br, que inclui CPF e senha. Os candidatos poderão escolher até duas opções de cursos, em ordem de preferência, e devem indicar se vão concorrer à bolsa pela modalidade ampla ou por meio de cotas.
Vale destacar que o Prouni reserva vagas para pessoas com deficiência e para candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas. O número de vagas desses grupos é proporcional à sua representação na população de cada estado, conforme dados do último censo do IBGE.
Os resultados da primeira chamada do programa serão divulgados em 7 de julho e da segunda chamada em 28 de julho. Aqueles que não forem convocados poderão manifestar interesse na lista de espera nos dias 18 e 19 de agosto, com o resultado sendo publicado em 22 de agosto.