
As vendas de carros novos ao redor do mundo sempre foram influenciadas por fatores econômicos e as preferências dos consumidores. Quando o crédito está fácil e as taxas de juros estão baixas, é comum ver as pessoas se jogando nas concessionárias em busca do carro dos sonhos. E claro, sempre rola aquela expectativa sobre quais modelos estão bombando no mercado.
A lista dos 10 carros mais vendidos em cada país dá uma boa ideia de como anda a saúde do mercado automotivo. Vamos dar uma olhada nos tops da Europa, EUA e China e como isso mudou nos últimos 20 anos.
Europa: a transição de hatchbacks para SUVs
Em 2005, os carros compactos dominavam a cena na Europa, especialmente os hatchbacks de marcas como Volkswagen, Opel e Renault. O Opel Astra foi o grande campeão logo no primeiro semestre, vendendo quase 276 mil unidades. Anos depois, a mudança começou a aparecer, e em 2015, o Nissan Qashqai mostrou que os SUVs estavam ganhando força, embora ainda estivesse atrás dos compactos.
Durante a pandemia em 2020, as vendas caíram, mas os hatchbacks como Golf e Clio mantiveram a liderança. Estranhamente, o único SUV a aparecer na lista era o Renault Captur. Agora, se olharmos para 2025, as coisas mudaram bastante. Guru do mercado, o Dacia Sandero se tornou o carro mais vendido, conquistando os motoristas pela sua acessibilidade e confiança.
Aqui vai um comparativo dos dez mais vendidos na Europa:
10 mais vendidos na Europa | Unidades vendidas em 2005 | 10 mais vendidos na Europa | Unidades vendidas em 2025 |
---|---|---|---|
Opel Astra | 275.814 | Dacia Sandero | 128.842 |
Volkswagen Golf | 266.283 | Renault Clio | 122.489 |
Ford Focus | 247.863 | Peugeot 208 | 109.146 |
Peugeot 206 | 241.508 | Volkswagen T-Roc | 106.118 |
EUA: a queda dos sedãs
Nos Estados Unidos, a verdadeira revolução veio com a queda dos sedãs nos últimos anos. Em 2005, o Ford F-150 reinava absoltamente, mas ainda havia seis sedãs na lista, como Toyota Camry e Honda Accord. Fast forward para 2015, os SUVs começaram a entrar no jogo, e já em 2025, mesmo com o F-150 mantendo sua liderança, o Toyota RAV4 e o Honda CR-V começaram a brilhar, enquanto clássicos como o Accord saíam do top 10.
Dão só uma olhada nas vendas nos EUA:
10 mais vendidos nos EUA | Unidades vendidas em 2005 | 10 mais vendidos nos EUA | Unidades vendidas em 2025 |
---|---|---|---|
Ford F-150 | 265.052 | Ford F-150 | 256.571 |
Toyota Camry | 216.607 | Toyota RAV4 | 239.451 |
Chevrolet Silverado | 200.852 | Honda CR-V | 212.561 |
China: a ascensão das marcas locais
O mercado chinês tem passado por uma revolução, com os consumidores deixando de lado as marcas estrangeiras. Em 2015, as montadoras não chinesas detinham 63% do mercado, mas agora, isso caiu para 37%. Marcas locais estão mostrando uma capacidade impressionante de inovação, o que fez com que apenas dois modelos estrangeiros entrassem no top 10 em 2025.
E aqui está um resumo da evolução no mercado chinês:
Top 10 na China | Unidades vendidas em 2015 | Top 10 na China | Unidades vendidas em 2025 |
---|---|---|---|
Wuling Hongguang | 662.540 | Geely Xingyuan | 198.870 |
Hyundai Elantra | 165.685 | Tesla Model Y | 171.987 |
Haval H6 | 163.415 | BYD Seagull | 171.936 |
Essas mudanças no mercado mostram como as preferências dos motoristas estão sempre evoluindo, refletindo tanto as necessidades de mobilidade quanto a economia em cada região. Agora, imagine a próxima vez que você estiver no volante, repensando quais modelos estão realmente definindo o rumo dos carros por aí!