
O canal de streaming Globoplay Novelas anunciou uma importante volta para os amantes da teledramaturgia brasileira. A novela “Hipertensão”, originalmente exibida entre 1986 e 1987, será reprisada a partir de 1º de setembro, às 13h50. Essa será a primeira reapresentação oficial da trama desde sua exibição na TV Globo.
“Hipertensão”, escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Wolf Maya, se passa na fictícia cidade de Rio Belo e gira em torno da vida de três viúvos: Napoleão, interpretado por Cláudio Corrêa e Castro, Candinho, por Paulo Gracindo, e Romeu, vivido por Ary Fontoura. Eles compartilham a rotina após perderem suas esposas, que eram irmãs trigêmeas.
A vida pacata desses personagens é transformada pela chegada de um grupo de artistas mambembes, liderados por Sandro Galhardo, interpretado por Cláudio Cavalcanti. Entre eles está Carina, interpretada por Maria Zilda Bethlem, que causa pranto e confusão ao se parecer fisicamente com as esposas falecidas dos protagonistas.
Revelações sobre suas origens e a possível ligação dela com um dos viúvos trazem à trama uma mistura de comédia, suspense e novas relações afetivas.
O elenco da novela conta com diversos atores que se tornaram grandes nomes da televisão brasileira, incluindo Cláudia Abreu, Antonio Calloni, Eri Johnson e Carla Marins. Outros célebres participantes incluem Elizabeth Savalla, César Filho, Antonio Calloni e Anderson Martins. A novela também trouxe participações especiais de Monique Evans e Sandra Bréa, que interpretaram pretendentes de Marcos Mendonça, vivido por Carlos Eduardo Dolabella.
Uma curiosidade sobre “Hipertensão” é que a novela é uma atualização da trama “Nossa Filha Gabriela”, que também foi escrita por Ivani Ribeiro e exibida na década de 1970. Cláudio Corrêa e Castro repetiu seu papel de Napoleão em ambas as versões, enquanto o personagem indígena Chico, interpretado por Stênio Garcia, é uma releitura de um papel que ele já havia feito em outra produção da TV.
Com uma narrativa moderna que recorta e adapta elementos da história original, “Hipertensão” promete atrair novos e antigos fãs na sua reexibição, com suas relações complexas e personagens cativantes.
Ficha Técnica de “Hipertensão”:
- Autora: Ivani Ribeiro
- Direção: Wolf Maya, Carlos Magalhães, Atílio Riccó e Marcelo de Barreto
- Supervisão geral: Daniel Filho
- Exibição original: 06/10/1986 a 18/04/1987
- Horário original: 19h
- Total de capítulos: 167
Com este resgate, a novela certamente trará à memória dos espectadores um olhar nostálgico sobre a história da televisão brasileira.