
O Volkswagen Polo acabou de passar por uma reforma na linha 2026 e, olha só: agora ele está disponível em apenas três versões, uma redução bem significativa se comparado às sete que existiam antes. Muitos pensavam que o hatch estava perdendo seu espaço no mercado, especialmente com a chegada do Tera, mas ele ganhou uma nova vida, tudo graças à inclusão no programa Carro Sustentável do Governo Federal.
Um dado interessante é que o Polo Track, que atualmente é o carro de passeio mais vendido do Brasil, viu suas vendas dispararem. Nos últimos dias de julho, as vendas aumentaram em 101% em comparação com o mês anterior. E não para por aí, o movimento nas concessionárias também aumentou, com 59% mais visitantes procurando conhecer o modelo!
Volkswagen em Alta
Com esse crescimento, a Volkswagen lidera as vendas de varejo, colocando três de seus modelos entre os cinco mais vendidos em julho: o Nivus em 2º lugar, o Polo em 3º e o novo T-Cross na 5ª posição. Além do já mencionado programa do governo, a marca também está promovendo o maior Feirão de Fábrica do Brasil, oferecendo oportunidades imperdíveis para vários modelos.
Segundo a Fenabrave, até o final de julho, o Polo acumulava 10.417 unidades emplacadas. Apesar de uma queda de 9,6% em relação ao mês anterior, o hatch já soma 67.621 unidades vendidas em 2025, o que o deixa atrás apenas da Fiat Strada no ranking geral do ano.
Desempenho Mensal do Polo
Fazendo um panorama mês a mês, temos um desempenho interessante do Polo:
- Janeiro: 5.801 unidades
- Fevereiro: 7.961 unidades
- Março: 8.120 unidades
- Abril: 10.932 unidades
- Maio: 12.911 unidades
- Junho: 11.492 unidades
Durante o primeiro semestre de 2025, o Polo foi o carro mais vendido, acumulando 57.217 unidades. Logo atrás dele estão o Volkswagen T-Cross e o Fiat Argo.
Motor e Performance
A versão Track vem equipada com um motor 1.0 aspirado de três cilindros. Se você abastece com gasolina, ele entrega 77 cv e 9,6 kgfm de torque. Com etanol, são 84 cv e 10,3 kgfm. A transmissão é manual de cinco marchas, ideal para quem gosta de um pouco mais de controle ao dirigir.
Para as versões Sense e Highline, o motor também é 1.0, mas com turbo e injeção direta. Aqui, a potência sobe para 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, com um torque de 16,8 kgfm. Essas opções vêm com câmbio automático de seis marchas, o que torna as trocas bem suaves.
Preços do Volkswagen Polo 2026
E os preços? Vamos dar uma olhada nas opções:
- Track: R$ 84.445
- Sense: R$ 107.990
- Highline: R$ 120.240
O que você acha dessas mudanças no Polo? Com tantas opções e um desempenho em alta, parece que o hatch ainda tem muita estrada pela frente!