Lexus começa construção de fábrica de veículos elétricos

A Lexus está dando um grande passo no mundo dos carros elétricos, com a construção de sua nova fábrica em Jinshan, um distrito de Xangai. A obra começou em 27 de junho e promete ser um marco para a marca japonesa, já que é apenas a segunda montadora estrangeira a operar sozinha na China, seguindo os passos da Tesla. Isso mostra como as montadoras estão apostando tudo na eletrificação e buscando soluções que atendam ao mercado em transformação.

Essa nova planta faz parte de um projeto bem maior na Zona de Alta Tecnologia da Baía de Xangai e deve ficar pronta até agosto de 2026. E a produção? Ah, essa começa no ano seguinte, com previsão de até 100 mil veículos por ano. Enquanto isso, a BYD, uma das gigantes do setor, está reduzindo a produção devido a um baque nas vendas.

Fábrica Superdimensionada

Com um investimento de 107,1 bilhões de ienes (algo em torno de 740 milhões de dólares), a nova fábrica ocupa uma área de 1,13 milhão de m²! Para você ter uma ideia, isso é maior que a instalação da Tesla em Xangai, que tem "só" 860 mil m². É uma estrutura gigantesca. E olhe que a CATL, fornecedora de baterias, também está mirando a Europa para expandir seu sistema de troca de baterias. Isso pode ser um bom caldo para essa transformação do setor.

A velocidade em que essa fábrica está saindo do papel, desde a assinatura do acordo com a Toyota em abril até agora, é impressionante. O governo local está jogando todas as cartas nesse projeto. Eles até chamam isso de “velocidade Lexus”, algo que a Tesla já mostrou que é possível fazer. E não podemos esquecer da Xiaomi YU7, que está desafiando a Tesla com preços competitivos e vendendo que nem água.

Mudança de Paradigma

A nova unidade é parte do plano da Toyota de acelerar a eletrificação e criar modelos que realmente atendam às demandas do mercado, tanto chinês quanto global. É um reflexo de como as coisas mudaram no cenário regulatório da China, que antes só permitia parcerias com empresas locais para a produção de veículos. Agora, a Lexus tem total controle sobre a operação e isso é um bom sinal.

Muitas montadoras estão de olho nessa nova forma de operar. A Xpeng, por exemplo, está expandindo a produção do modelo X9 para a Indonésia a partir de julho. E com a Lexus nadando em um mar de oportunidades, as autoridades locais veem isso como vital para o futuro da indústria automotiva elétrica na China.

Apesar de a produção estar programada para 2027, a expectativa é que terminem tudo antes do prazo. Os chineses têm essa tradição de acelerar projetos estratégicos. Agora, a grande pergunta que fica é se a Lexus conseguirá acompanhar, ou até superar, a velocidade que a Tesla demonstrou na construção e operação de suas fábricas. A rotina no trânsito vai ficar mais elétrica!