
A Mazda está chamando a atenção com o seu novo SUV elétrico, o EZ-60, que já soma mais de 30.000 pré-encomendas desde que as vendas começaram em abril. Essa beleza moderna é fruto de uma parceria entre a Mazda e a Changan e está prevista para ser lançada em setembro de 2025. A jogada da montadora é parte de um plano maior para marcar presença no crescente mercado chinês de veículos elétricos.
É interessante observar que o desempenho do EZ-60 nas pré-vendas superou o do sedã EZ-6, que começou a ser comercializado em 2024. Aliás, no início deste ano, a Mazda realizou sua primeira grande exportação de veículos elétricos da China, enviando 600 unidades do EZ-6 para a Bélgica. Para quem fica de olho nas notícias do setor, vale lembrar que, enquanto a Mazda briga por espaço, a Tesla está enfrentando desafios com um leve declínio nas vendas.
Para facilitar a vida dos futuros proprietários, a Mazda criou um sistema de pré-encomenda que funciona assim: para garantir seu veículo, o cliente pode fazer um depósito reembolsável de apenas 10 yuan (cerca de R$ 1,40). O valor aumenta na faixa de 10 yuan a cada dia, e os clientes ainda podem ganhar bônus por cumprir certas tarefas. Se criarem um depósito, têm até sete dias após o lançamento para completarem a compra — se não, o valor é devolvido. Um detalhezinho importante é que cada cliente pode se inscrever uma única vez.
Os dados mostram que cerca de 76% das reservas foram feitas por pessoas entre 25 e 40 anos, especialmente nas grandes cidades da China. Isso indica que a Mazda, com seu novo modelo, está atraindo a galera jovem e urbana, bem no alvo do competitivo mercado de elétricos. Por falar nisso, enquanto alguns concorrentes como a Nio crescem, a Tesla parece ter que lidar com algumas dificuldades.
O EZ-60 vai ter duas opções de motorização:
Versão totalmente elétrica: com motor traseiro de 258 cv e uma bateria de 77,9 kWh, alcançando até 600 km de autonomia em condições de teste.
- Versão de alcance estendido: combina o motor elétrico com um motor a gasolina de 1,5 litro, oferecendo com 160 km em modo 100% elétrico.
Ambas as versões têm as mesmas dimensões, com 4.850 mm de comprimento, 1.935 mm de largura e 1.620 mm de altura, e garantem uma experiência completa com funcionalidades avançadas.
Enquanto a Changan e a Mazda se preparam para o lançamento do EZ-60, os preços ainda não foram anunciados. O modelo vai direto para a batalha em um mercado super competitivo, onde marcas nacionais já dominam as vendas. Para entender melhor essa disputa, vale a pena conhecer o sucesso da BYD Atto 3, que já vendeu mais de um milhão de unidades globalmente.
O EZ-60 é o segundo carro elétrico que a Mazda desenvolve na China, logo após o EZ-6 do ano passado, e, olhando para o futuro, a montadora planeja lançar mais dois modelos até 2026. Isso tudo enquanto as outras marcas também seguem inovando no mundo dos elétricos, como a Firefly, que inclusive cortou o preço de seu veículo elétrico em mais de 30%.