
Desde dezembro, já circulavam rumores de que a Ford estava prestes a lançar o Everest na Argentina. E, olha só, em maio começaram as reservas, e agora o SUV de sete lugares, que é baseado na picape Ranger, chega oficialmente por lá. O objetivo da Ford parece claro: competir com os titãs Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport.
O legal é que o Ford Everest vem importado diretamente da Tailândia. Seu visual frontal se parece bastante com o da Ranger que é feita na mesma região. Mas, o Everest se destaca pelo teto mais longo e luzes traseiras conectadas, dando um charme extra ao conjunto. Embora ainda não tenha um preço definido, já se sabe que a versão disponível será sempre a Titanium.
Design e Conforto
Ao entrar no Everest, você quase se sente em casa se já andou na Ranger. A cabine é bem similar, e isso traz um clima familiar. Entre os itens mais bacanas, ele oferece teto solar que abre com um toque, bancos dianteiros elétricos e até um ar-condicionado automático com ajuste de duas zonas.
E quem gosta de praticidade vai adorar o porta-malas com abertura elétrica. A iluminação ambiente e o painel digital de 8” trazem um toque moderninho. E para quem adora música, a tela de 12” com a central multimídia SYNC 4 garante que a trilha sonora da viagem esteja sempre na ponta da língua, ou melhor, na ponta dos dedos.
Segurança em Primeiro Lugar
Quando o assunto é segurança, o Everest não decepciona. Vem com tudo que você pode imaginar: monitor de ponto cego, assistente de permanência em faixa e até frenagem autônoma de emergência. Você também vai contar com farol alto automático e sensores de estacionamento na frente e atrás. E quem já pegou um dia de chuva sabe como é bom ter um sensor de chuva nos limpadores!
Mecânica e Performance
Agora vamos falar um pouco da mecânica, que é um ponto polêmico. O Everest chega equipado com um motor 2.3 turbo a gasolina, da linha Ecoboost, que entrega nada menos que 300 cv e 45,5 kgfm de torque. Não tem opção a diesel, o que pode pegar muitos fãs de SUV de surpresa.
A transmissão é automática de 10 marchas e a tração é 4×4 com caixa de redução. No uso urbano, o Everest promete fazer 8,3 km/l e, na estrada, chega a 13 km/l. Para um carro do porte dele, esses números são bem interessantes.
Dando uma olhada nas medidas, o Everest tem 4.914 mm de comprimento, 1.923 mm de largura e 1.841 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.900 mm. Ele ainda conta com uma altura livre do solo de 226 mm, ideal para encarar estradas mais complicadas.
E o Brasil, Vai Ter?
Aqui no Brasil, a chegada do Everest ainda é uma incógnita. A Ford não confirmou nada, mas a discussão sobre importá-lo da Tailândia com motor a gasolina pode não ser o melhor caminho, visto que muitos de nós preferimos a robustez dos motores a diesel.
Tem até rumores de que a Ford poderia produzir o Everest na Argentina, na mesma linha da Ranger. Isso, quem sabe, poderia facilitar bastante a chegada desse SUV por aqui, e, sinceramente, seria uma boa notícia para quem está de olho em um SUV espaçoso e cheio de tecnologia.