Espanha começa a usar cão-robô na polícia

Em uma inovadora demonstração de tecnologia aplicada à segurança e vigilância urbanas, a cidade de Málaga, Espanha, foi palco da primeira patrulha experimental envolvendo um cão-robô. Este evento não apenas atraiu a atenção de transeuntes e animais, mas também marcou um passo significativo no uso de robótica avançada em funções tradicionalmente humanas ou animais vivos.

Espanha começa a usar cão-robô na polícia | Imagem de M W por Pixabay

Primeira patrulha experimental com cão-robô

Na terça-feira (19), as ruas do centro de Málaga testemunharam uma cena futurista: um cão-robô participando de uma patrulha. Ainda que o robô não tenha exercido funções de fiscalização ativa, sua simples presença já indica um futuro onde a tecnologia e a segurança pública caminham lado a lado.

Este projeto, fruto da colaboração entre a Universidade de Málaga e a empresa Alysis, revela o potencial dos robôs quadrúpedes em contribuir significativamente para a vigilância urbana.

Veja só que interessante: Por que tanta gente está fazendo Pix de 1 centavo?

Funcionalidades e expectativas

O cão-robô, pesando 35 quilos e equipado com diversos computadores de bordo, traz uma série de funcionalidades promissoras:

  • Capacidades Visuais Avançadas: Dotado de câmeras e tecnologia LiDAR, o robô é preparado para navegação autônoma e detecção de elementos no ambiente urbano.
  • Operação Remota e Autonomia: Inicialmente controlado à distância, há planos para que opere de forma autônoma através de inteligência artificial, visando a detecção de infrações de trânsito, alterações viárias e atos de vandalismo.
  • Futuras Implementações: Com sucesso na fase experimental, o robô poderá receber câmeras térmicas para auxílio em operações de busca e salvamento.

Almudena Díaz, pesquisadora envolvida no projeto, destaca a utilização da tecnologia 5G para a operação remota e análise de imagens em tempo real, visando identificar situações de risco.

O universo dos Cães-Robôs

Apesar de serem referidos como “cães-robôs”, esses robôs quadrúpedes divergem bastante da aparência canina convencional. Exemplos notáveis incluem:

  • CyberDog 2 da Xiaomi: Com um design que lembra um doberman, é talvez o que mais se assemelha a um cão, embora distante do conceito de um pet convencional.
  • Spot da Boston Dynamics: Conhecido por sua versatilidade, o Spot é um dos cães-robôs multifuncionais mais famosos atualmente.
  • Go2 da Unitree: Ganhou notoriedade ao ser adotado pelo DJ Alok, evidenciando o crescente interesse por esses robôs no entretenimento e além.

O acompanhamento contínuo desses desenvolvimentos revela um crescente interesse e investimento na robótica como ferramenta para melhorar a segurança, eficiência e capacidades humanas. A patrulha experimental em Málaga não é apenas um teste tecnológico, mas um vislumbre de como os robôs poderão se integrar às funções sociais e de segurança no futuro, transformando nosso entendimento e interação com a tecnologia em espaços urbanos.

Veja só que interessante: O PODER secreto do Ketchup nas maçanetas: por que usar?