
O mercado automotivo está em constante transformação, e o novo T-Roc é uma prova disso. O modelo, que já supera o Golf nas vendas na Europa em 2025, se tornou a segunda opção mais vendida da Volkswagen, dando continuidade à tendência dos SUVs. Analisando a pressão sobre o T-Roc, visto que a primeira geração já mostrava sinais de cansaço, a expectativa para a nova versão é alta. Afinal, conseguiria a Volkswagen manter o carro como uma referência?
Pois bem, essa nova geração do T-Roc, lançada em 2023, chega com um visual mais modernizado, embora mantenha algumas proporções do modelo anterior. A dianteira foi repaginada, trazendo elementos que lembram os novos elétricos da linha ID. e o Tiguan, como o logotipo iluminado e uma faixa de LED conectando os faróis. As formas mais arredondadas podem desagradar alguns, mas a intenção é agregar um toque de frescor ao design.
### Design Exterior
O que você vai notar do lado de fora é que as mudanças fortaleceram a presença do T-Roc nas ruas. Ele cresceu 12 centímetros, alcançando 4,37 metros, e isso impactou diretamente no espaço interno e no porta-malas, que agora acomoda até 465 litros. Quem pega a estrada com a família ou para viagens de fim de semana sabe como um porta-malas espaçoso faz diferença na hora de acomodar tudo.
A iluminação na moldura do logotipo da VW é um detalhe interessante. Ela conecta-se às lanternas traseiras e também aos faróis Matrix LED, o que dá um efeito visual bem chamativo. E para quem ama estilo, as rodas podem chegar até 20 inches — dá uma olhada na esportividade que isso traz!
### Interior e Conforto
Agora, falando do interior, a sensação é de que a Volkswagen realmente ouviu as críticas sobre a qualidade dos materiais. Se você já ficou decepcionado com plásticos duros e ásperos, vai notar que, ao entrar no novo T-Roc, a sensação muda. Os acabamentos estão mais sofisticados, com um revestimento em tecido no painel que faz a diferença. E o melhor: cerca de 20% do plástico do carro é reciclado, o que é um ponto positivo em termos de sustentabilidade.
As maçanetas internas, que têm acionamento horizontal, podem surpreender inicialmente, mas você pega o jeito rapidamente. O carro também mantém os botões físicos no volante, oferecendo uma experiência mais intuitiva. Você provavelmente vai acabar se apaixonando pelas funções de massagem dos bancos dianteiros em um dia tranquilo no trânsito.
### Tecnologia e Segurança
Quando o assunto é tecnologia, o T-Roc não decepciona. Sua central multimídia de 12,9 polegadas é um sonho, embora os comandos de ar-condicionado ainda sejam sensíveis ao toque — um ponto que poderia ser melhorado com botões físicos. No entanto, o novo head-up display é uma otimização que facilita muito a vida ao dirigir.
Sistemas de assistência ao motorista evoluíram, com a adição de troca de faixa automática e a função de estacionamento via celular. Se você já ficou tentando estacionar em uma vaga apertada, sabe bem como isso pode ser útil. E, claro, vale a menção ao ganho no espaço para as pernas para os passageiros de trás, tornando o conforto ainda melhor.
### Potência e Eficiência
Nos motores, o novo T-Roc começa bem em termos de eficiência. Ele conta com três opções a gasolina, com motorização que varia de 115 a 190 cv, todas acompanhadas de um câmbio DSG de sete marchas. O destaque vai para um sistema híbrido leve que, segundo rumores, deve chegar ao mercado já em 2026.
A Volkswagen aposta que o T-Roc terá um grande papel em mercados como o brasileiro, onde a marca tem planos de eletrificação e unificação das plataformas nos próximos modelos. É sempre bom saber que novos SUVs compactos, como o T-Cross e o Nivus, também podem adotar essa tendência.
O T-Roc 2025 inicia sua jornada na Europa no final do ano a partir de 28 de novembro. Por enquanto, ele parece ter tudo para continuar na lista dos favoritos da família Volkswagen. E assim, o novo T-Roc está pronto para levar seus proprietários a novas aventuras, com estilo, conforto e um toque de modernidade.