
A BYD decidiu chacoalhar o mercado automotivo brasileiro de uma forma bem interessante. O sedã híbrido plug-in BYD King GS agora conta com um desconto de R$ 27 mil, passando de R$ 191.900 para R$ 164.900 até o dia 27 de julho. Isso mesmo! Um preço que acaba sendo menos que o do Volkswagen Virtus Exclusive, que começa em R$ 168 mil. E aqui não é só sobre o valor; estamos falando de uma verdadeira revolução no que um sedã médio pode oferecer.
Essa comparação entre o BYD King e o Virtus vai muito além de números. A discussão envolve o que esses carros entregam em termos de motorização, tecnologia, espaço e segurança. Vamos mergulhar nesses detalhes.
O que muda com o novo preço do BYD King GS
O desconto de R$ 27 mil é exclusivo para o varejo, então não vale para taxistas, PCDs ou produtores rurais. Mesmo assim, a estratégia da BYD posiciona o King de forma bem agressiva contra os concorrentes.
Com R$ 164.900, você leva para casa um híbrido plug-in que combina motor a combustão e elétrico, gerando até 209 cavalos de potência e 32,2 kgfm de torque. A autonomia elétrica chega a 32 km, ideal para aquele trajeto do dia a dia nas cidades. Se você já vive em um centro urbano, sabe que essa autonomia pode ser uma mão na roda para evitar ligar o motor a combustão.
E se você está pensando em economia, o Inmetro aponta que o consumo é igualmente vantajoso: 16,3 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Montando um sedã eficiente como o King, você vai perceber a diferença no bolso!
Dimensões e conforto de sedã médio
O BYD King GS tem 4,78 metros de comprimento, com uma distância entre-eixos de 2,71 metros. Isso quer dizer que o espaço para os cinco ocupantes é bem confortável. A largura de 1,83 m e altura de 1,49 m garantem estabilidade e ergonomia bacana. O porta-malas, com 450 litros, é uma beleza, ideal para carga urbana e viagens em família.
Tecnologia e equipamentos surpreendem
Quando o assunto é tecnologia, o King GS não decepciona. Vem recheado com recursos que poucos sedãs por menos de R$ 200 mil conseguem oferecer. Confira esse pacote:
- Central multimídia rotativa de 12,8 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay
- Câmera 360º
- Carregador de celular por indução
- Banco do motorista com ajuste elétrico
- Chave presencial com partida por botão
- Ar-condicionado automático
- Rodas de liga leve de 17 polegadas
- Faróis e lanternas em LED
- Seis airbags
- Freio eletrônico com Auto Hold
Ter tudo isso em um sedã é algo raro e ele entrega de sobra!
Ficha técnica completa do BYD King GS
Aqui está um resumo do que você pode esperar do King GS:
- Tipo de tração: Dianteira
- Potência combinada: 235 cv
- Aceleração (0 a 100 km/h): 7,3 segundos
- Velocidade máxima: 185 km/h
- Consumo energético: 0,50 MJ/km
- Autonomia elétrica: 32 km
- Motor elétrico: 145 kW (325 Nm de torque)
- Motor a combustão: 81 kW / 135 Nm
- Tipo de energia: Híbrido plug-in
- Suspensão dianteira: McPherson
- Suspensão traseira: Barra de torção
- Freios: Disco ventilado (dianteiro), disco (traseiro)
- Pneus: 215/55 R17
E o Virtus Exclusive, ainda vale a pena?
O Volkswagen Virtus Exclusive vem com motor 1.4 TSI de 150 cv e torque de 25,5 kgfm, combinado com um câmbio automático de seis marchas. Ele tem um bom desempenho, mas não chega aos pés da economia e sustentabilidade que o King entrega.
No quesito tecnologia, ele também é bem equipado:
- Central VW Play de 10,1″
- Conectividade App-Connect
- Ar-condicionado digital Climatronic
- Carregador de celular por indução
- Painel digital de 10,25″
- Rodas de 18″
- Seis airbags
- Controle de tração e estabilidade
- Volante multifuncional com paddle shifts
Se você curte uma dirigibilidade mais tradicional e o design alemão, o Virtus ainda pode ser uma boa escolha. Mas não dá para negar: o BYD King entrega mais por menos.
BYD King já é destaque de vendas em 2025
O mercado está dando a resposta que a BYD esperava. Em junho de 2025, o King foi o quinto sedã híbrido mais emplacado no Brasil, com 797 unidades e 5,2% de participação. Isso mostra que a nova fase da marca está sendo reconhecida, simbolizando inovação por aqui.
A Fipe Carros também fez um levantamento dos custos de manter o BYD King em 2025, incluindo revisões e seguros. Essa informação pode ser crucial para quem está pensando em comprar o modelo.
Vale mais do que aparenta
Na prática, a promoção do BYD King GS não só o torna mais barato que o Virtus Exclusive. Ele também é mais potente, mais tecnológico, mais econômico e mais inovador. A única preocupação pode ser o histórico de pós-venda da marca no Brasil, que ainda está em construção.
Porém, para quem busca um sedã com design moderno, mecânica híbrida plug-in e equipamentos de ponta por menos de R$ 165 mil, essa oferta é realmente irresistível.