
A Tesla finalmente deu o primeiro passo com seu serviço de robotáxis em Austin, Texas. Mas, você sabia que eles estão usando versões adaptadas do Model Y? Isso mesmo, esses carros são diferentes dos que vemos por aí nas concessionárias.
O que acontece é que a Tesla quis aumentar a segurança e a confiabilidade do modo autônomo, indo contra algumas promessas do Elon Musk sobre o uso de veículos comuns. Agora, para quem está acostumado a dirigir, isso faz sentido. Ninguém quer ficar à mercê de um carro que não se porta da maneira esperada, não é mesmo?
O projeto "Halo"
Esse novo projeto é chamado de “Halo”. A proposta é bacana: adaptaram os carros com câmeras que se limpam sozinhas, uma proteção extra nas lentes e até sistemas redundantes de comunicação e GPS. Quem já ficou sem sinal ou viu o GPS falhar sabe como isso pode ser problemático. Imagina um robotáxi em apuros sem comunicação?
Em cada veículo, a Tesla colocou duas unidades de telecomunicação. Isso significa que, se algo sair do controle, operadores da Tesla podem assumir o comando remotamente. Pode até parecer coisa de filme de ficção científica, mas é uma segurança a mais que vale a pena.
A preocupação com a visibilidade
As câmeras são essenciais para a navegação* autônoma, e a Tesla está ontem se preocupando em garantir que elas funcionem perfeitamente. A ideia de ter lentes sempre limpas e protegidas é uma sacada inteligente. Afinal, quem dirige em dias de chuva ou poeira sabe como a visibilidade pode fazer toda a diferença.
Embora muitos achem que as mudanças são um grande passo para a segurança, a opinião do público está dividida. Enquanto alguns aplaudem essa nova abordagem, outros levantam questões sobre a transparência das promessas feitas anteriormente por Musk. Isso gera um debate interessante entre os entusiastas e usuários que desejam saber mais sobre o futuro dos robotáxis.
O que vem a seguir?
Fica a dúvida se essas inovações específicas vão chegar aos carros que podemos comprar. Com as novas tecnologias cada vez mais em pauta, é algo que muitos motoristas e amantes de carro estão de olho. Enquanto isso, ainda há o burburinho sobre a CATL, que também está entrando no jogo dos robotáxis com um investimento considerável.
A revolução das máquinas ao volante está só começando, e quem sabe o que mais está por vir nesse universo fascinante e em constante evolução.