
A gigante chinesa CATL, que é a maior fabricante de baterias para carros elétricos do mundo, está com um olhar firme na Europa. A empresa está planejando trazer sua tecnologia de troca rápida de baterias, o Choco-SEB, que promete substituir uma bateria em apenas 100 segundos. Imagina só a praticidade disso numa viagem longa, onde você não precisa esperar horas para recarregar.
Durante uma conversa com o Financial Times, Jiang Li, um dos representantes da CATL, destacou que ainda precisa instalar 10 mil estações de troca na China antes de se aventurar pela Europa. Mas ele vê um grande potencial por lá, especialmente na redução dos custos das baterias. Isso pode tornar os carros elétricos mais acessíveis e atrativos.
Mas nem tudo são flores. Li mencionou os desafios geopolíticos que podem surgir, mesmo assim, a CATL está aberta a parcerias, especialmente para pesquisa e desenvolvimento. Isso pode ajudar bastante na entrada no mercado europeu, que já apresenta carros como o BYD Atto 3, com mais de 1 milhão de unidades vendidas globalmente. Esse número mostra que o mercado está faminto por inovações.
Em maio de 2025, a empresa deu um grande passo ao começar a operar os primeiros carros equipados com as baterias Choco-SEB em Chongqing, na China. Foram entregues táxis Changan Oshan 520 com baterias que têm 56 kWh. É como ter um carro sempre pronto para a estrada, sem a preocupação de ficar parado.
As estações de troca, que estão em uso nesse projeto, são impressionantes. Elas conseguem armazenar até 30 baterias e realizar até 822 trocas em um só dia, tudo isso em apenas 100 segundos por troca. E o custo do serviço? Uma bagatela de 0,1 yuan por quilômetro, ou seja, cerca de US$ 0,014. Não dá para negar que é uma opção bastante econômica.
Essas baterias Choco-SEB têm um design modular, bem parecendo barras de chocolate. A versão 20# oferece uma autonomia de até 500 km, enquanto a 25# pode chegar a 600 km, segundo o ciclo CLTC. Ambas as versões são compatíveis com químicas LFP e NMC, o que garante flexibilidade e eficiência.
A tecnologia de troca de baterias da CATL não é nova; foi lançada em 2022 sob a marca Evogo, mas não decolou como esperado. Porém, em dezembro de 2024, a empresa apresentou uma versão reformulada, a segunda geração da Choco-SEB. Vale observar que, enquanto a CATL busca se firmar no mercado, a concorrente Nio continua vendo um aumento nas vendas de seus veículos elétricos, enquanto a Tesla enfrenta uma leve queda.
Atualmente, em Chongqing, já são 34 estações de troca em operação, e a CATL planeja adicionar mais 16 até o fim de 2025. Isso deve consolidar a cidade como um dos principais centros de testes para essa tecnologia inovadora.
A meta da CATL é bastante ousada: chegar a 1.000 estações até 2025, 10.000 em três anos e, no longo prazo, alcançar 30.000. Para comparação, a rival Nio, que é a líder do setor, já possui 3.376 estações na China desde 2018.
Antes de se aventurar pela Europa, a CATL se alinhou com o FAW Group para desenvolver uma rede de estações em Hong Kong, aumentando assim sua presença internacional de forma estratégica. Além disso, a empresa está entrando no mercado de robotáxis com uma nova joint venture de US$ 177,5 milhões. É um passo e tanto, não é mesmo?