VITÓRIA! Câmara aprova NOVA aposentadoria para estes trabalhadores

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados deu o aval para o projeto de lei complementar (PLP 42/23) que busca reduzir a idade mínima exigida pela reforma da Previdência (EC 103) para a concessão da aposentadoria especial a trabalhadores expostos a agentes prejudiciais à saúde.

O texto, de autoria do deputado Alberto Fraga (PL-DF), também aumenta o valor do benefício inicial para 100% da média de contribuições.

O Notícia da Manhã apurou os fatos e esclarece para você nas linhas a seguir. Siga a leitura e informe-se; sobre.

Aposentadoria.
Projeto aprovado na Câmara busca corrigir injustiças da reforma da Previdência, reduzindo idade mínima para aposentadoria especial. Saiba mais sobre as mudanças propostas. (Foto: divulgação).

Mudanças necessárias na aposentadoria

A relatora do projeto, deputada Geovania de Sá (PSDB-SC), ressaltou a necessidade de correção de injustiças causadas pela reforma anterior.

Ela afirmou que a reforma prejudicou significativamente os trabalhadores expostos a agentes nocivos, privando-os de aposentadorias diferenciadas.

Veja também esta novidade: Faça este TRUQUE todos os anos para não ter a aposentadoria bloqueada pelo INSS

Redução de idades e aumento de benefícios

A aposentadoria especial é concedida a trabalhadores que comprovam exposição a agentes nocivos por 15, 20 ou 25 anos.

A reforma anterior estabeleceu idades mínimas de 55, 58 e 60 anos. No entanto, Geovania de Sá reduziu essas idades para 40, 45 e 48 anos, respectivamente.

Além disso, o projeto eleva o benefício inicial para 100% da média de contribuições.

Ampliação das atividades consideradas

O projeto aborda não apenas os riscos à saúde, mas também a periculosidade das atividades. Ele lista diversas hipóteses de aposentadoria especial, incluindo:

  • exposição a agentes nocivos definidos em regulamentação do Executivo;
  • mineração subterrânea;
  • trabalho com asbesto ou amianto; entre outros.

Discussões sobre aeronautas

O texto original incluía atividades sujeitas à pressão atmosférica anormal, como as exercidas por pilotos e comissários de bordo.

No entanto, o deputado Luiz Gastão (PSD-CE) argumentou que essa inclusão carecia de base técnica e apresentou uma proposta para sua retirada, que foi aprovada.

O deputado Alfredinho (PT-SP) sugeriu que o item poderia ser reincluído posteriormente, uma vez que a Justiça já reconhece o direito dos aeronautas à aposentadoria especial.

Cancelamento automático da aposentadoria em caso de continuidade no trabalho

De acordo com o projeto aprovado, se um aposentado continuar trabalhando em atividade que o exponha a agentes nocivos, sua aposentadoria será automaticamente cancelada.

Próximos passos na tramitação

O projeto seguirá agora para análise das comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para votação do Plenário.

Saiba mais sobre aposentadorias: Redução de quase 50% no valor da aposentadoria: saiba como evitar