INSS corta aposentadoria após 10 anos? Como se proteger disso

O cenário previdenciário brasileiro vem passando por recentes mudanças, que podem afetar os beneficiários e impactar o recebimento dos pagamentos mensais.

As alterações mais recentes incluem uma autorização para que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) possa interromper pagamentos de benefícios a qualquer momento, mesmo após uma década de concessão, caso sejam detectadas irregularidades.

Mas como isso vai funcionar? Será que seu benefício está em risco? A seguir, continue lendo para saber todos os detalhes sobre as mudanças na previdência e saiba se sua aposentadoria pode ser impactada.

INSS faz cortes em aposentadorias, após 10 anos. Seu benefício pode estarem risco? Entenda
INSS faz cortes em aposentadorias, após 10 anos. Seu benefício pode estarem risco? Entenda/ Foto: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

INSS faz cortes em aposentadorias, após 10 anos

A base para a autorização destes cortes, após tantos anos de concessão do benefício, é a resolução 28 do CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social), publicada no Diário Oficial da União.

Especialistas em direito previdenciário esclarecem que etsa resolução consolida uma jurisprudência já existente e se aplica especialmente a benefícios que dependem de perícia para validar a incapacidade do beneficiário.

Benefícios impactados pela revisão incluem a aposentadoria por invalidez, o auxílio-doença e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Todos eles podem passar por revisão e eventual cessação. Esta medida tem como objetivo principal fortalecer a fiscalização e identificar fraudes e irregularidades em todos os segmentos de benefícios. Com força de lei complementar, a resolução está em vigor desde 1º de agosto.

Mudanças na perícia: entenda os impactos

Como estas mudanças afetam benefícios com perícia? A regulamentação estabelece procedimentos para benefícios que dependem de perícias constantes. Por exemplo, no caso de aposentados por invalidez, já existia uma política de revisões periódicas para confirmar a continuidade da condição que justificou o benefício.

Agora, com a nova resolução, o INSS pode reavaliar e até suspender os benefícios, mesmo após uma década de concessão, se for considerado que a pessoa recuperou sua capacidade de trabalho.

A resolução atua como uma ferramenta adicional na prevenção de fraudes, em todos os tipos de benefícios. Antes, a Administração Previdenciária tinha um prazo máximo de dez anos para suspender ou cancelar benefícios. Agora, etsa limitação temporal não se aplica em casos de fraudes ou irregularidades identificadas.

Leia mais: Teto do INSS: veja como se aposentar recebendo R$ 8 mil

Quando é preciso se preocupar com as novidades do INSS

Para os beneficiários em conformidade com as normas, não há motivo para preocupação. É aconselhável que o beneficiário verifique as informações fornecidas ao INSS e, se houver alguma irregularidade, é possível contestar a decisão, através de um processo administrativo ou judicial. É possível revisar seus documentos e históricos de contribuição usando a plataforma “Meu INSS” no portal gov.br.

A nova resolução assegura que os benefícios não serão cortados para aqueles que não possuem mais a documentação original apresentada na concessão, a menos que fraude ou má-fé sejam comprovadas. Esta medida enfatiza a importância da boa-fé na obtenção de benefícios e mantém o prazo de dez anos, aplicável a estes casos.

As mudanças legislativas reforçam a importância da transparência e integridade no processo de concessão de benefícios previdenciários, garantindo uma distribuição justa e adequada dos recursos e prevenindo abusos e fraudes.

Leia mais: INSS: aviso geral é emitido para os aposentados e pensionistas