Grande NOTÍCIA para todos os empreendedores desesperados por vendas

Publicada recentemente, uma notícia específica definitivamente animou os empreendedores brasileiros. Afinal, ela demonstra que o volume de vendas relacionado ao nosso comércio varejista cresceu em 0,8% no mês de março (2023), quando comparado com o volume do mês de fevereiro, também deste ano. Foi em fevereiro, por sinal, que a estabilidade se fez presente.

Todos os dados relacionados a este assunto foram anunciados oficialmente no Rio de Janeiro no último dia 17 (quarta-feira) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e fazem parte da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio).

Grande NOTÍCIA para todos os empreendedores desesperados por vendas
Os empreendedores preocupados com as vendas gostaram da notícia, de modo geral | Imagem: Jenny Ueberberg / unsplash.com

Os números são de interesse de todos os empreendedores brasileiros

De modo geral, o varejo teve crescimento de 1,5% considerando a média móvel do trimestre, 3,2% no que diz respeito à comparação com o mês de março (2022), 2,4% no que diz respeito ao acúmulo do ano e 1,2% no que diz respeito ao acumulado dos doze meses.

Vale frisar, porém, que, apesar dessa notícia animadora para os empreendedores, 4 de todas as 8 atividades que foram estudadas pelo IBGE sofreram queda entre fevereiro e março: o setor de calçados, vestuário e tecidos caiu 4,5%; o setor de artigos domésticos e de uso pessoal caiu 2,2%; o setor de papelaria, revistas, livros e afins caiu 0,6%; o setor de lubrificantes e combustíveis caiu 0,1%.

A estabilidade, por sua vez, se manteve no setor de fumo, alimentos, supermercados e bebidas, sendo que a alta propriamente dita ocorre nos seguintes segmentos: comunicação, informática e itens para escritório (cresceu 7,7%); itens de perfumaria, artigos médicos, farmacêuticos e afins (cresceu 0,7%); eletrodomésticos e móveis (cresceu 0,3%).

Cristiano Santos, que gerenciou a pesquisa acima citada, afirma que o aumento percebido representa a saída de uma simples estabilidade para algo que realmente pode ser considerado como crescimento, sendo que, quando analisados de forma mais criteriosa, os dados mostram que o último mês de queda nas vendas foi dezembro de 2022.

Por fim, a receita nominal relacionada ao comércio varejista também mostra pleno crescimento. Em relação a março de 2022, por exemplo, a porcentagem é de 7%.

Veja também: Treinamento GRATUITO para quem é MEI; confira se você pode fazer

Os números do varejo ampliado também animam os empreendedores

Os empreendedores brasileiros que atuam em outros também receberam dados animadores, no que diz respeito às vendas dentro do varejo ampliado:

O setor de veículos/peças e de materiais de construção teve crescimento de 3,6% entre fevereiro e março: as atividades em relação a estes últimos cresceram 0,2%, e em relação a peças e partes veiculares o crescimento foi de 3,7%.

A queda, no que diz respeito ao varejo ampliado, surgiu apenas na parte acumulada de doze meses, ficando 0,2% abaixo do período anterior.

Já a receita nominal ligada ao setor apresentou considerável avanço de 3,4% quando comparada ao mês de fevereiro de 2023, de 14% quando comparada ao mês de março do ano passado (2022), de 10,2% em relação ao acumulado anual e de 11,3% em relação ao acumulado considerando doze meses.

Veja também: Brasil começou a testar jornada de 4 dias de trabalho; realidade ou sonho?