Cadastro Único: governo dá acesso a cursos, emprego e microcrédito para beneficiários

Você possui Cadastro Único? Então pode ter acesso a um programa um pouco desconhecido do governo federal. Na verdade, trata-se de uma iniciativa nova para possibilitar a geração de emprego entre os brasileiros.

O Programa Progredir foi pensado para oferecer apoio às pessoas que estão inscritas no Cadastro Único e precisam de um emprego formal. Todos os serviços que o programa presta são gratuitos e de fácil acesso à população.

Confira mais sobre o novo Programa Progredir para beneficiários do Cadastro Único; oportunidades únicas.
Confira mais sobre o novo Programa Progredir para beneficiários do Cadastro Único; oportunidades únicas – Foto: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br.

Entenda mais sobre as iniciativas do programa do Cadastro Único

Existem quatro iniciativas que estão embutidas dentro do Programa Progredir para todos os beneficiários do Cadastro Único:

  • 1 – Quero um emprego: o objetivo e ensinar o cidadão a construir um currículo profissional para enviar às vagas de emprego dentro das empresas parceiras.
  • 2 – Quero me qualificar: o governo oferecerá cursos de qualificação através de parceria para todos os inscritos do Cadastro Único.
  • 3 – Quero empreender: neste caso, a administração pública ajuda a conseguir microcrédito para financiar o negócio próprio dos brasileiros.
  • 4 – Quero empreender em grupo: é uma oportunidade para as pessoas que desejam criar ou fomentar um negócio em família ou entre amigos.

Quem tem direito a participar do programa?

De acordo com informações presentes na plataforma gov.br, do governo federal, o Programa Progredir está disponível para qualquer pessoa interessada.

A única condição pré-estabelecida é a de ser inscrito no Cadastro Único para Programa Sociais do governo federal.

Veja também: ALERTA GERAL! Nova fase do pente-fino do Cadastro Único deve cortar milhares

Como fazer o cadastro dentro do Programa?

Para se cadastrar devidamente, depois de estar inscrito no Cadastro Único, basta seguir o passo a passo:

  • 1 – Acesse o Progredir, dentro do portal gov.br;
  • 2 – Clique em uma das opções: “Quero trabalhar”, “Quero fazer cursos”, “Quero empreender” e clique em “ACESSE O PROGREDIR”;
  • 3 – Informe seu e-mail e o Estado, marque a caixa “não sou um robô” e clique em “Prosseguir”;
  • 4 – Você será direcionado para a Conta Única do Governo Federal <acesso.gov.br/> para registrar seu acesso com os dados de seu telefone e/ou e-mail;
  • 5 – Insira seu e-mail e senha 6 -Clique em “Efetuar Login”.

Os documentos necessários: CPF, endereço de e-mail válido e comprovante do Cadastro Único. De acordo com o governo, o interessado leva menos de 3 minutos para se inscrever.

Quando acessar a plataforma, basta escolher o serviço pretendido – dentro dos que foram listados anteriormente.

Veja também: MAIS UMA VITÓRIA para quem está no Cadastro Único

Como integrar o Cadastro Único

Famílias em situação de vulnerabilidade social podem se inscrever no Cadastro Único. Basta procurar um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua cidade e efetuar o cadastramento.

Podem se inscrever pessoas que façam parte de famílias que ganhem até três salários mínimos no total ou que tenham até meio salário mínimo de renda per capita.