
Após uma reviravolta no começo do ano, quando o governo de São Paulo decidiu dar um empurrãozinho apenas para os híbridos da Toyota, Minas Gerais também entrou na dança. A Assembleia Legislativa do estado aprovou uma nova lei que beneficia veículos híbridos, elétricos e movidos a gás natural fabricados localmente, mas existe um detalhe curioso: apenas os modelos da Stellantis, produzidos em Betim, vão entrar no time dos privilegiados que terão isenção de IPVA.
Essa jogada de mestre visa incentivar a produção local, mas será que é só isso? A nova lei deixa claro no seu texto que os veículos novos que se qualificam precisam ter motores que funcionem com gás natural ou energia elétrica, ou ainda ser um híbrido, desde que fabricados no estado.
A Exclusividade da Stellantis
Recentemente, apenas SUV Pulse e Fastback com sistema híbrido leve se encaixam nessa regra de isenção em Minas. Quem já dirigiu um desses sabe como eles combinam potência e eficiência, sendo uma boa pedida para o dia a dia nas ruas lotadas do Brasil.
Mas não pense que a Stellantis tem o monopólio total no setor de eletrificados. O motor T200 que equipa esses SUVs também é adotado em outros modelos da marca, como o Citroën C3 e Peugeot 208. Contudo, vale avisar que esse motor híbrido leve serve mais para facilitar a partida do carro e dar uma ajudinha na economia de combustível do que para propulsionar o carro sozinho.
A Lei e Seu Destino
O que pode surpreender é que, de acordo com a nova disposição legislativa, apenas a Stellantis pode se sentir confortável nesse novo cenário. As mudanças fazem parte do Projeto de Lei (PL) 999/15, uma iniciativa do deputado Sargento Rodrigues. Agora, só falta a caneta do governador Romeu Zema para que tudo isso se torne realidade.
Dirigir um carro assim, com motor híbrido leve, pode ser uma experiência interessante, especialmente em cidades onde o trânsito pode ser um verdadeiro desafio. Mesmo que o motor elétrico não seja o principal, ter um suporte para aquelas arrancadas do dia a dia faz toda a diferença, não é mesmo?