
Os interiores da Volkswagen viveram um verdadeiro auge na década de 2010, misturando telas modernas com botões físicos que facilitavam a vida de quem estava ao volante. Mas, de repente, a onda do minimalismo chegou e a marca decidiu se aventurar a eliminar esses botões tradicionais. O resultado? Superfícies sensíveis ao toque, incluindo um famoso controle deslizante de volume que até hoje gera críticas entre os motoristas.
Agora, parece que a VW reconheceu que passou da conta. O chefe de desenvolvimento técnico, Kai Grünitz, comentou em uma entrevista que novos painéis estão sendo projetados para superar os excessos que rolaram anteriormente. As próximas reinterpretações do ID.3 e ID.4 virão com um olhar renovado, priorizando o retorno dos comandos físicos que todo mundo ama. O conceito ID.2all já deixou claro que essa nova filosofia está por vir.
Mas Grünitz não está sozinho nessa tentativa de resgatar o bom senso. Andreas Mindt, o designer-chefe da marca, também admitiu que a ausência dos botões foi um erro. Ele já confirmou que nos futuros modelos, como o ID.2all, vai ter botões físicos para funções essenciais, como volume, aquecimento e ventilação, tudo estrategicamente abaixo da tela. Assim, nada de adivinhações!
“Não vamos repetir esse erro”, garantiu Mindt. Ele ainda mencionou que até no volante os novos modelos terão botões reais. Isso mesmo! Aqueles que proporcionam uma resposta tátil ao toque, porque, convenhamos, estamos falando de um carro, não de um smartphone.
Fontes internas da VW também deixaram escapar que um botão giratório de volume está voltando. Isso indica que a saída dos painéis tradicionais foi um passo em falso. Afinal, se algo funcionou tão bem por tanto tempo, por que mudar? Essa é uma reflexão que vale a pena considerar.
Enquanto isso, os modelos elétricos estão liderando essa mudança, mas os carros a combustão da marca também devem reintroduzir os comandos físicos. É lógico que não vão voltar ao nível de botões do Golf da geração 7, mas já é um avanço ver que o Golf GTI e o R passaram a contar com botões físicos no volante em sua versão atualizada da oitava geração.
A previsão é de que esses novos interiores, incluindo o ID.2 e as versões reestilizadas do ID.3 e ID.4, cheguem às ruas em 2026. Fica a expectativa sobre se outras marcas do grupo, como Skoda e Audi, vão seguir o mesmo caminho e, quem sabe, trazer um pouco mais de conforto e praticidade para a vida dos apaixonados por dirigir.