
A Renault está acelerando a transformação da sua linha de veículos aqui no Brasil, e a picape Niagara é uma das principais peças desse quebra-cabeça. Após ser apresentada no Rio de Janeiro, junto com o SUV Kardian, o modelo já está pegando as estradas, com unidades pré-série que vêm da Argentina. Assim como a Ford Everest decidiu entrar na disputa por aqui, a Niagara promete ser uma adversária forte no mercado, especialmente contra gigantes como a Toyota SW4 e a Mitsubishi Pajero Sport.
A produção dos protótipos está rolando na fábrica de Santa Isabel, onde pelo menos três unidades já saíram da linha de montagem. A boa notícia é que quatro delas estão a caminho do Brasil. Aqui, os engenheiros da Renault vão fazer os testes finais perto da planta de São José dos Pinhais, no Paraná, garantindo que tudo esteja em ordem.
Detalhes da Niagara
Segundo o jornalista Mauro Osorio, o modelo argentino não precisou de muitas adaptações para entrar em produção. Ele utiliza a plataforma CMF-B, a mesma do Kardian, que traz um design mais moderno e robusto do que a que equipava os antigos Logan, Sandero e Kangoo.
A Renault já confirmou que a Niagara será híbrida e competirá diretamente com a Fiat Toro. Estamos falando da tecnologia E-Tech Hybrid 4×4, que junta um motor 1.3 turbo a um motor elétrico na frente. Isso forma uma picape híbrida leve, com um sistema de 48V. Cada vez mais montadoras estão se jogando nessa onda híbrida, como a Kia com a nova versão do Sportage que chega com um design todo repaginado, inclusive uma versão híbrida AWD para quem não abre mão de potência e eficiência.
Sobre o desempenho
O motor elétrico na traseira vai ser responsável por acionar as rodas de trás, ativando o sistema 4×4, perfeito para quem ama pegar uma estrada de terra ou enfrentar alguns desafios off-road. A transmissão acompanha o mesmo câmbio de dupla embreagem de seis marchas que está no Kardian, garantindo trocas rápidas e precisas. Quem já passou por um trânsito sem fim sabe como um câmbio esperto pode melhorar a experiência ao volante.
Design e estilo
No quesito visual, a versão final da Niagara deve manter o charme do conceito inicial, mas com um toque mais simples e funcional. É bem possível que itens como pneu na caçamba e luzes no teto fiquem de fora, enquanto retrovisores, para-choques e para-lamas devem ter um acabamento que remete aos padrões tradicionais.
Com essa renovação, a Renault mostra que está disposta a entrar de cabeça na briga do mercado automotivo brasileiro. Vamos ficar de olho nas novidades e ver como a Niagara se sai nas pistas!