
Em março do ano passado, a CAOA e a Hyundai firmaram um novo acordo que mudou um pouco o cenário do mercado automotivo. Antes, a CAOA era a única responsável por importar os veículos coreanos, enquanto a Hyundai cuidava das vendas dos modelos nacionais, como o HB20 e o Creta. Com o novo acordo, a rede da Hyundai ganhou liberdade para vender qualquer modelo da marca, independentemente de estar ligada à CAOA.
Mesmo assim, a CAOA ainda continua produzindo o utilitário HR e o SUV New Tucson em Anápolis (GO), onde também monta veículos da linha Chery. No entanto, parece que as coisas podem estar mudando para essa parceria de quase 20 anos entre as duas empresas.
Recentemente, o colunista Jorge Moraes do UOL informou que a CAOA pode parar de produzir esses modelos em Goiás entre outubro e novembro deste ano. Isso marca um novo capítulo na história dessas empresas. A ideia é transformar a planta de Anápolis em um centro industrial que abrigará novas marcas asiáticas até o final do ano. A expansão do local também promete aumentar a área construída em mais de 36 mil m², totalizando 208 mil m².
Por falar em modernização, a unidade de Anápolis acabou de passar por uma nova fase de automatização, usando robôs que antes estavam na linha de montagem da Ford na Bahia. Um detalhe interessante é que esses equipamentos não foram adquiridos pela BYD, a famosa montadora chinesa.
Entre os rumores, há a expectativa de que Anápolis receba uma nova picape a diesel. O presidente da CAOA Chery, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, confirmou essa novidade durante o Salão de Xangai. Essa picape deve complementar a linha de veículos, já que modelos como Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 9 estão ganhando espaço no Brasil.
A empresa também revelou investimentos pesados de R$ 3 bilhões para pesquisa e desenvolvimento, com o objetivo de dobrar a produção de 80 mil para 160 mil veículos anualmente. Embora o novo nome da unidade ainda não esteja divulgado, tudo indica que virão modelos especiais focados no mercado brasileiro, com a maioria das novas parcerias vindo de fabricantes asiáticos, como as chinesas Dongfeng, Changan e Baic.
A Changan já é conhecida por seus modelos que podem estar em fase de teste no Brasil, assim como suas parceiras Avatr e Uni-T. E ainda tem conversas com as indianas Tata e Mahindra. É um momento interessante e cheio de possibilidades para os apaixonados por carros. A movimentação no setor promete trazer novidades que podem agradar bastante os amantes da velocidade e conforto.