China vê crescimento nas vendas de veículos elétricos da Nio

O mercado de carros elétricos na China está pegando fogo! A Nio, uma das marcas que está se destacando, acaba de mostrar um crescimento nas vendas, enquanto a Tesla está enfrentando um pequeno revés. Os números de registros de seguro estão ajudando a mostrar como anda essa guerra das montadoras.

Na semana que terminou em 22 de junho, a Nio, junto com suas marcas Onvo e Firefly, viu um aumento de 9,3% nas vendas, chegando a 5.170 registros. É o segundo crescimento consecutivo para a Nio. Para você que está sempre de olho nas novidades, a Xiaomi também entrou na briga com seu novo SUV elétrico YU7, que promete rivalizar com o Tesla Model Y na China.

A Onvo, uma das marcas da Nio, foi a que mais cresceu, com um salto de impressionantes 17,89%, somando 1.450 registros. A Firefly, que chegou recentemente ao mercado, também teve um crescimento considerável de 6,82%, com 470 unidades. A principal marca da Nio, por sua vez, manteve um bom desempenho, com 3.250 registros, um aumento de 6,21%.

Em termos de entrega, a Nio enviou 23.231 veículos em maio, o que representa um crescimento de 13% em relação ao ano passado. Mas, se olharmos em comparação com abril, houve uma leve queda de 2,8%. Na divisão principal, foram 13.270 unidades entregues, 35% a menos do que no ano anterior. A Onvo, por outro lado, teve um desempenho brilhante, com 6.281 carros vendidos, um aumento de 42,75%, enquanto a Firefly emplacou 3.680 veículos em seu primeiro mês completo.

Um detalhe interessante é que a Firefly lançou um novo plano de aluguel de bateria, o BaaS. Isso dá aos consumidores uma opção mais acessível, reduzindo o preço inicial para cerca de 79.800 RMB (cerca de US$ 11.120). Isso pode ser um divisor de águas para quem deseja entrar no mundo dos elétricos sem gastar uma fortuna! E não posso deixar de mencionar que a BYD Atto 3 atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas globalmente. Além disso, a BYD está expandindo sua frota marítima com o navio Xi’an, que tem capacidade para transportar até 9.200 veículos.

Enquanto isso, a Tesla não está tendo dias fáceis. Seus registros de seguro na China despencaram 10,9%, totalizando 13.800 unidades nessa mesma semana. A empresa continua sua produção em Xangai, onde fabrica os Model 3 e Model Y, não só para o mercado local, mas também para exportação.

Em maio, a Tesla vendeu 38.588 unidades no varejo chinês, uma queda considerável de 30% em relação ao ano passado. Porém, em comparação com abril, o crescimento foi de 34%. E, para a alegria dos fás, as exportações também aumentaram, chegando a 23.074 veículos. Recentemente, o Tesla Model Y Performance foi flagrado em testes nos Alpes, com um visual renovado que promete surpreender.

Outras marcas também mostraram resultados variados essa semana. A BYD liderou com 83.400 registros, um aumento de 18,63%. A Aito veio logo atrás, somando 10.900, com um aumento de 9%. A Li Auto alcançou 8.900, subindo 12,66%, enquanto a Xpeng teve um desempenho excepcional, com 8.500 registros, um aumento de 32,81%. A Leapmotor também se destacou, com crescimento de 10,23% e 9.700 unidades.

Por outro lado, a Xiaomi teve uma queda de 17,86%, com 4.600 registros, e a Zeekr também não se saiu bem, com uma leve queda de 3,13%, somando 3.100 unidades.

É um mundo em constante transformação, e quem dirige muito por aí sabe como a competição entre essas marcas promete trazer inovações e opções cada vez melhores.