Audi Q3 2023: evolução sem aumento de tamanho em comparação

O novo Audi Q3, um dos grandes destaques da marca, acaba de desembarcar em sua terceira geração. Com um toque mais robusto e uma pitada extra de tecnologia, esse SUV promete trazer algumas surpresas bem legais para quem é apaixonado por carros.

Mas será que as mudanças foram realmente significativas em relação à geração anterior? Vamos dar uma olhada nas medidas, nas motorização e nas inovações que fazem essa nova versão brilhar.

Exterior

A primeira coisa que a gente nota é que o novo Q3 ficou um pouco maior, com um ganho de 4 cm, totalizando 4,53 m de comprimento. Embora a altura e a largura tenham permanecido as mesmas, ele parece mais imponente, bem ao estilo SUV. A grade frontal, agora mais larga e horizontal, e os faróis com tecnologia LED Matrix realmente chamam a atenção. Aliás, quem já pegou estrada à noite sabe como a iluminação adequada faz toda a diferença na experiência de dirigir.

Na parte traseira, os detalhes são bem sofisticados, com uma faixa luminosa que conecta as lanternas, e os tradicionais anéis da Audi agora iluminados. Outro ponto a ser destacado é que o coeficiente aerodinâmico melhorou, de 0,32 para 0,30, o que pode ajudar na eficiência do carro. As rodas também foram ampliadas, podendo chegar a 20 polegadas, o que dá um ar bem esportivo ao modelo.

Interior

Abrindo as portas do Q3 2026, a cabine se revela completamente reformulada. Adeus ao volante tradicional com hastes e olá a dois módulos fixos cheios de botões táteis. À esquerda, as funções de faróis e limpadores foram modernizadas com um seletor giratório. À direita, o seletor de marchas ganhou um espaço próprio, tornando o console central mais livre.

A parte multimídia é outro show à parte, integrando um painel digital de 11,9” e uma tela sensível ao toque de 12,8”, tudo em uma posição bem ergonômica. Sabe aquele momento em que você põe a mão no volante e já estiver tudo ali à sua disposição? Com essa nova leitura, isso ficou ainda mais tranquilo. O sistema agora baseia-se no Android, substituindo a tecnologia anterior da Audi.

Mas não para por aí. Os porta-copos foram otimizados, e a adição de um carregador por indução faz toda a diferença para quem vive com o celular ligado. E quem não gosta de um interior relativamente silencioso? O uso de vidros acústicos nas janelas dianteiras ajuda a isolar o barulho externo, oferecendo um ambiente mais agradável.

O porta-malas teve uma leve queda na capacidade, passando de 530 para 488 litros. Mas, com o banco traseiro deslizante, esse espaço pode variar, aumentando até 575 litros sem precisar rebatê-los. E com os bancos deitados, o total chega a impressionantes 1.386 litros.

Motorização

Na Europa, como já era de se esperar, o novo Q3 mantém a tradição com motorização a gasolina e uma opção híbrida leve. A grande novidade é a adição do modelo PHEV, que é um híbrido plug-in.

A linha começa com o motor 1.5 TFSI de 150 cv, que já equipava a geração anterior. Um bom motor para quem busca um SUV dinâmico, principalmente em cidades. Para quem quer mais desempenho, o Q3 conta com duas opções 2.0 TFSI com tração integral quattro, sendo um com 204 cv e outro que chega até 265 cv. Muitas vezes, quem dirige por estradas em subida entende a importância de ter um motor forte no carro.

Agora, o modelo mais aguardado talvez seja o Q3 e-hybrid, com uma potência combinada de 272 cv. Ele traz um motor 1.5 turbo e propulsor elétrico, com autonomia de 120 km em modo 100% elétrico, perfeito para quem busca eficiência e sustentabilidade.

Chegada no Brasil

A Audi planeja lançar o novo Q3 na Europa em setembro, com valores começando em € 44.600. A data de chegada ao Brasil ainda não foi confirmada, mas dada a relevância do modelo, é bem provável que ele faça parte dos lançamentos de 2026.