
A permanência de José Luiz Datena na RedeTV! está envolta em incertezas. O apresentador, que comanda o programa “Brasil do Povo” desde junho de 2025, tem expressado descontentamento com as condições oferecidas pela emissora, segundo informações que circulam nos bastidores.
Após passar por uma cirurgia cardíaca, Datena está em recuperação, mas surgem rumores de que ele pode não retomar a apresentação do programa policial. Essa possibilidade levanta questões sobre uma possível separação contratual.
Os problemas citados pelo comunicador incluem a infraestrutura técnica da RedeTV!, que ele considera abaixo do padrão das concorrentes, como Band, Record e SBT. Além disso, “Brasil do Povo” enfrenta dificuldades para angariar audiência, tendo registrado uma média de audiência abaixo de 1 ponto desde sua estreia. O resultado mais elevado foi de 0,7 ponto, alcançado em julho do ano passado na Grande São Paulo. O baixo desempenho tem impactado o retorno comercial do programa e gerado resistência da diretoria da emissora em realizar mudanças na grade de programação, como a tentativa de Datena em integrar seu estilo jornalístico ao da apresentadora Sonia Abrão.
A situação se torna mais complexa com a recente notícia de que Datena irá comandar programas na TV Brasil e na Rádio Nacional, conforme um novo acordo com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Este projeto inicialmente permitiria que ele conciliasse suas atividades, mas o desgaste com a RedeTV! pode acelerar sua saída da televisão comercial.
Por outro lado, a assessoria da RedeTV! garantiu que não há movimentação para encerrar o contrato com Datena e confirmou que ele deve retornar ao vivo no próximo dia 12, mantendo o programa “Brasil do Povo” na programação da emissora. A situação continua em evolução, gerando expectativa sobre o futuro do apresentador na televisão.

