
A Costa Amalfitana é um dos destinos mais deslumbrantes que você pode imaginar. Com cerca de 50 km de estradas tortuosas, o visual é de tirar o fôlego, com casas brancas fincadas nos penhascos e a beleza do Mar Tirreno lá embaixo. Agora, imagine percorrer esse caminho em um carro de sonho! Esse é o espírito do novo modelo da Ferrari, chamado Amalfi, que chega para substituir o F169 Roma que foi apresentado em 2019.
A cor "Verde Costiera", que foi escolhida para o lançamento, pode parecer suave à primeira vista, mas não se deixe enganar: sob o capô, você tem um motor V8 biturbo que gera 640 cv. O habitáculo é bem prático, com espaço para dois adultos e duas crianças, o que faz do Amalfi o Ferrari mais funcional para o dia a dia. É um carro que promete manter todo o prazer de dirigir um esportivo, mas sem aquelas dificuldades que muitos sentem em modelos mais radicais.
Volante Novo (E Agora, do Jeito Certo)
O que é bacana é que a Ferrari ouviu os fãs e resolveu fazer algumas mudanças. O Amalfi vem com um novo volante, trazendo de volta os botões físicos — adeus aos comandos sensíveis ao toque do Roma! Isso inclui o botão de partida que muitos queriam de volta. Se você já andou de Ferrari, sabe que o volante tem que ter essa pegada clássica.
No lado esquerdo, estão os comandos para o piloto automático e os sistemas de assistência ao motorista. No lado direito, você controla o painel de instrumentos. Modernidade também é uma prioridade aqui, com um cockpit digital incrível. O motorista conta com uma tela de 15,26" e o passageiro tem uma de 8,8". No centro, um mostrador sensível ao toque de 10,25" facilita a interação.
Design Simplificado, Mas Funcional
Quando olhamos para o visual do Amalfi, percebemos que ele tem um design mais clean, mas que ainda funciona muito bem em altas velocidades. A equipe do Centro Stile Ferrari, liderada por Flavio Manzoni, fez um ótimo trabalho otimizando a aerodinâmica. Eles implementaram um duto chamado bypass, que ajuda a direcionar o ar do frontal para o motor.
Na traseira, o destaque é a nova asa móvel ativa, que pode gerar até 110 kg de downforce a 250 km/h. Isso permite que o carro tenha maior aderência sem aumentar muito o arrasto. Existem vários modos de configuração para escolher, desde um que prioriza a performance até outro que mantém a elegância.
V8 Biturbo, Sem Eletrificação
A Ferrari optou por manter o bom e velho motor V8 biturbo de 3,9 litros, que não conta com eletrificação. O rendimento é impressionante — 166 cv por litro. Com 640 cv e um torque de 77,5 kgfm, esse carro vai te levar longe, e ainda garante que a dirigibilidade seja uma prioridade. O peso de 1.470 kg, assim como a central eletrônica utilizada, fazem do Amalfi um dos modelos mais equilibrados da categoria.
A Ferrari também trabalhou para reduzir o peso em vários pontos e manteve seu famoso câmbio de dupla embreagem com 8 marchas, o que deixa a troca de marchas ainda mais precisa. O sistema de frenagem foi aprimorado, tornando o carro mais previsível, especialmente em modos de condução menos agressivos.
Lançamento e Preço
O novo Ferrari Amalfi está com as entregas previstas para o primeiro trimestre de 2026. Os preços na Itália começam em 240 mil euros, ou cerca de R$ 1,54 milhão. Imagine ter um “modelo de entrada” que é, na verdade, um verdadeiro sonho nas estradas.
Ficha Técnica
- Motor: V8 de 3,9 litros, biturbo, combustão
- Potência: 640 cv
- Torque: 77,5 kgfm
- Velocidade máxima: 320 km/h
- 0-100 km/h: 3,3 segundos
O Amalfi é uma bela combinação de estética e desempenho, perfeita para quem ama dirigir e aprecia um toque de sofisticação na estrada.