
Visto pela primeira vez nas ruas do Brasil em junho, o novo Tiguan voltou a dar as caras em testes por aqui. Os amigos do @placaverde mostraram em vídeo as linhas bem definidas da nova geração desse SUV médio-grande, que deve voltar a contar apenas com cinco lugares.
Falando em dimensões, a versão mexicana do Tiguan tem 4.551 mm de comprimento e 1.640 mm de altura, mantendo o entre-eixos de 2.681 mm e largura de 1.839 mm. E quem precisa de espaço no porta-malas vai curtir os 648 litros que ele oferece. Para uma viagem com a família ou uma road trip, isso faz toda a diferença.
A nova geração parece resgatar um pouco do que a primeira oferecia entre 2009 e 2017. O modelo anterior, conhecido como Allspace, tinha um entre-eixos maior para acomodar sete pessoas. Agora, o Tiguan vai se posicionar mais como um SUV requintado, enquanto o Tayron, disponível na Europa e na Ásia, vai cuidar da parte da versatilidade para quem precisa de mais espaço.
Como é o novo Tiguan?
Visualmente, o novo Tiguan traz a linguagem de design da Volkswagen que já conhecemos do Tera. Prepare-se para uma grade dianteira mais pronunciada e faróis que iluminam o emblema. Na parte de trás, as lanternas em LED são um charme, atravessando toda a tampa do porta-malas e, pasmem, o emblema da VW também se ilumina em vermelho, dando um toque moderninho.
Dentro, a central multimídia é um espetáculo, disponível em tamanhos de 12,9" ou até 15", dependendo da versão. E o painel de instrumentos tem uma tela de 10,25". Ah, e vamos falar sobre os carregadores: o túnel central acomoda duas placas de carregamento por indução e tem espaço para dois USB-C, perfeito para quem não quer ficar sem bateria na estrada.
Para quem curte dirigir, o novo Tiguan também vem com um rotor multifuncional. Ele não só ajuda a ajustar o volume, como também permite controlar os modos de condução e a iluminação interna, com até 30 cores diferentes! Super prático para dar aquele clima na viagem.
Motorização e desempenho
Quanto à motorização, o Tiguan no México oferece algumas opções. Nos EUA, ele vem com um motor 2.0 turbo a gasolina, que entrega 204 cv e está sempre acoplado a um câmbio automático de 8 marchas. Você pode escolher entre tração dianteira ou integral. Para o mercado mexicano, ainda existe uma possibilidade com motor 1.4 TSI, deixando tudo bem redondinho para diferentes gostos.
Quando chega ao Brasil?
E quando vamos ver essa belezura por aqui? O Tiguan deve desembarcar no Brasil após a benção dos esportivos que a VW está preparando para este ano, com o hatchback Golf GTI e o sedã Jetta GLI. Eles já estão nos planos, mas ainda sem data ou configuração confirmadas. Por enquanto, continuamos com a geração anterior, que está disponível na versão Allspace R-Line 2.0 300TSI a partir de R$ 303.990.
De qualquer forma, essa nova geração do Tiguan promete atrair muito entusiasta, principalmente pela combinação de espaço, tecnologia e um visual mais arrojado. Fica a expectativa!