CATL começa produção de baterias de alta tecnologia na China

A CATL, gigante das baterias, acaba de dar um passo importante na sua jornada ao iniciar a produção de baterias de última geração na Super Fábrica da Seres, em Chongqing, no dia 30 de junho. Essa nova linha traz uma tecnologia chamada CTP2.0, ou Cell-to-Pack, que promete ser um divisor de águas na indústria elétrica. É a primeira vez que a CATL se estabelece nessa cidade, e com isso, inaugura um modelo inovador de “fábrica-dentro-da-fábrica” (FiF). Isso significa que os fornecedores podem trabalhar lado a lado com a linha de montagem da Seres, otimizando a entrega de componentes e garantido que tudo esteja pronto rapidamente.

Esse sistema FiF permite que, em um mesmo dia, milhares de peças sejam integradas à produção. Imagine a eficiência: ajustes na linha de montagem podem ser feitos em menos de 20 minutos! Isso torna a produção bem mais ágil e flexível, um sonho para qualquer montadora que busca se adaptar às demandas do mercado.

A parceria entre a CATL e a Seres começou em 2022, e a exclusividade nas baterias para os veículos Aito vai durar cinco anos. Os modelos Aito agora estarão equipados com as avançadas baterias Qilin da CATL, fortalecendo ainda mais essa aliança. Aliás, você sabia que a Aito, que é fruto da união entre a Seres e a Huawei, já vendeu mais de 700 mil carros? Isso mesmo! Recentemente, a Seres comprou os direitos da marca Aito e suas patentes da Huawei por cerca de 344 milhões de dólares. A Huawei continua como fornecedora de software e também é responsável por vender os carros através da sua rede HIMA.

O CEO da CATL, Dr. Robin Zeng, comentou que a nova linha de produção em Chongqing é a mais moderna que a empresa já lançou, cheia de processos digitais e automatizados. Isso significa que, enquanto você dirige seu carro elétrico, rola lá uma tecnologia de ponta trabalhando para te dar uma experiência mais suave e eficiente.

Mas a colaboração não fica só nas baterias. As duas empresas também têm um pé na energia limpa, e em abril, finalizaram uma fase de um projeto solar de 50 MWh na Super Fábrica. Com isso, garantiram um fornecimento de energia renovável para a unidade, o que é um baita avanço em sustentabilidade.

Se você já parou para analisar o mercado de baterias, vai achar interessante que, entre janeiro e maio deste ano, a CATL instalou 103,2 GWh em baterias, o que representa aproximadamente 42,9% de todo o mercado chinês. Essa porcentagem pode ter caído um pouco em relação ao ano passado, mas é bem maior do que em períodos anteriores. Isso mostra o quanto a parceria entre a CATL e a Seres é forte e relevante para o setor automotivo chinês, com um mix de inovação, produção eficiente e foco na sustentabilidade.

Agora, quem é apaixonado por carros e quer se manter por dentro das novidades, pode ficar atento! A indústria automotiva está mudando rápido, e é sempre bom estar atualizado sobre o que vem por aí.