
A BYD deu um passo significativo na sua trajetória aqui no Brasil! Na terça-feira, dia 1º, a marca chinesa lançou sua fábrica em Camaçari, na Bahia, ocupando o espaço que foi da Ford. É um grande momento, mesmo que a produção em larga escala ainda esteja a caminho. Durante a inauguração, já foi possível dar uma espiada nos primeiros modelos montados em fase de testes: o Dolphin Mini e o Song Pro. Muito em breve, a linha de montagem deve começar a funcionar de verdade, e com isso, a produção local dos veículos começa de vez.
O Dolphin Mini será o primeiro a sair da linha, seguido pelo Song Pro, que provavelmente terá motor flex – muito bem-vindo, não é mesmo? E para quem curte sedãs, já podemos esperar pela chegada do BYD King, que será o terceiro modelo a ser fabricado por aqui. A marca fez um investimento pesado de R$ 5,5 bilhões no complexo, com R$ 1,4 bilhão já aportados até agora, de acordo com Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil.
O BYD King promete ser interessante. Ele é maior que o Corolla, com 15 cm a mais de comprimento e 6 cm de largura. Os motoristas terão duas opções: a versão GL, equipada com motor 1.5 a gasolina (com 110 cv) que, combinado com o motor elétrico fornece 209 cv, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos. Já a versão GS traz 235 cv e acelera até 100 km/h em 7,3 segundos. Essa diferença de desempenho vai fazer a galera ficar de olho!
Sobre a autonomia, a versão básica GL vem com uma bateria Blade de 8,3 kWh, garantindo até 55 km apenas em modo elétrico, com um total de até 1.100 km. A versão GS, por sua vez, possui uma bateria maior de 18,3 kWh, que proporciona 105 km no modo elétrico e pode chegar a 1.200 km no total. A recarga também é prática: 3,3 kW na GL e 6,6 kW na GS, ambas com carregamento em corrente alternada. Quem já passou por experiências de estrada longas sabe como isso é importante.
Vamos falar de tecnologia e conforto? O King possui uma central multimídia giratória de 12,8 polegadas e um painel digital de 8,8 polegadas. E para a galera que ama praticidade, há carregador sem fio disponível em ambas as versões, e o ar-condicionado conta com saídas para os bancos traseiros. A versão GS ainda vem com teto solar, câmera 360 graus, sensores dianteiros e traseiros, além de um sistema de som poderoso com oito alto-falantes. É tecnologia para dar e vender!
Entretanto, vale a pena mencionar que, apesar de toda essa modernidade, o King ainda deixa a desejar em alguns recursos de segurança ativa, que já são padrão no Corolla. Em conectividade, ele oferece Android Auto com fio e Apple CarPlay, mas sua concorrente já traz ambos sem fio. Esse detalhe pode fazer a diferença na hora da escolha, especialmente para quem curte se conectar enquanto dirige.
O Corolla já se destaca com um painel digital de 12,3 polegadas, teto solar elétrico com antiesmagamento e rodas de 17 polegadas com acabamento brilhante. Além disso, sua lista de segurança é bem robusta, oferecendo frenagem automática e assistente de faixa, fazendo com que o King tenha que evoluir nesse quesito para conquistar mais fãs.
Lançado em junho de 2024, o BYD King chega para disputar o mercado com o Toyota Corolla, e está disponível em duas versões: a GL por R$ 179.990 e a GS por R$ 191.990. Com essas novidades no mercado, é hora de ficar ligado nas próximas movimentações da BYD!