
O Corolla é praticamente uma lenda sobre rodas. Imagina só: quase seis décadas de história e mais de 50 milhões de unidades vendidas! Pois é, a Toyota já está se preparando para lançar uma nova geração desse carro icônico. Atualmente, o Corolla tem versões diferentes em cada mercado, e esse plano vai continuar na próxima fase.
De acordo com informações que ainda não foram confirmadas pela montadora, o Corolla deve manter sua essência híbrida. Porém, podemos esperar algumas novidades no visual e nos aspectos técnicos, deixando-o alinhado com os concorrentes mais modernos.
Design de Prius
As últimas notícias indicam que o novo Corolla vai trazer um design inspirado nos mais recentes Prius e RAV4. Imagine faróis mais afilados, uma nova assinatura em LED que se parece com a letra “C” e uma grade dianteira mais discreta. O para-choque também deve ganhar uma cara mais dinâmica, com vincos que destacam o estilo.
Na traseira, o sedã promete uma mudança significativa, com lanternas mais finas interligadas por uma barra luminosa. E, como sempre, o Corolla vai estar disponível nas versões sedã, hatchback e perua, adequando-se ao gosto dos diferentes mercados.
É provável que o modelo vendido aqui no Brasil siga um design mais conservador, o que já é uma prática desde o facelift da décima geração. Se você lembrar da mudança, viu que o sedã adotou um visual mais alinhado ao que está disponível na Europa e na Ásia em vez do estilo mais jovial dos EUA.
Interior com mais telas e motor PHEV
Dentro do carro, podemos esperar uma cabine totalmente renovada, com foco em conectividade e tecnologia. O painel de instrumentos será digital e virá acompanhado de uma central multimídia bem ampla, com suporte para Android Auto e Apple CarPlay. A Toyota também pode introduzir um assistente de voz mais inteligente, que promete ser mais natural e se integrar aos comandos do veículo.
A parte de motorização deve manter os híbridos que já conhecemos, mas com melhorias que devem aumentar a potência e a eficiência. A expectativa é a chegada de uma versão híbrida plug-in, capaz de rodar mais de 100 km só no modo elétrico — uma forte concorrente para modelos como o BYD King e outros PHEVs que estão bombando no mercado.
No ano passado, durante o G20 em Foz do Iguaçu, a Toyota mostrou um Prius PHEV com tecnologia flex. Ele combina um motor de combustão flexível com um motor elétrico e uma bateria recarregável na tomada, uma solução que pode muito bem aparecer no próximo Corolla.
Se isso se concretizar, o desempenho do Corolla pode dar um salto significativo. O Prius vendido fora do Brasil, por exemplo, traz um motor 2.0 a gasolina de 152 cv junto com um motor elétrico de 163 cv, totalizando impressionantes 223 cv de potência. A bateria de 13,6 kWh garante até 70 km em modo 100% elétrico.
Foco maior no GR Corolla
Outra novidade empolgante para 2026 deve ser a expansão da produção do GR Corolla, a versão mais esportiva do modelo. O motor turbo 1.6 e a tração integral devem começar a ser fabricados no Reino Unido, um marco, já que pela primeira vez um modelo da divisão Gazoo Racing será montado fora do Japão.
Essa decisão faz parte de uma nova estratégia do CEO da Toyota, Koji Sato, que vem falando muito sobre a importância de tornar os carros mais emocionantes. Recentemente, ele comentou em uma coletiva de imprensa que "um carro não é um carro de verdade se não for divertido". Para ele, carros que só são “ligeiramente mais eficientes” ou com “mudanças cosméticas” já não satisfazem mais o consumidor.
A ideia é levar o espírito dos carros esportivos para toda a linha tradicional. É aquela certeza de que, ao dirigir um Corolla, você não está apenas indo de um ponto ao outro, mas vivendo a experiência de estar ao volante de um verdadeiro carro.