Agora, quem não pagar a conta terá internet cortada imediatamente

É bastante comum que os consumidores não paguem em dia o pacote de internet, infelizmente, isso ocorre por vários motivos, sobretudo, devido à crise financeira que há no Brasil. Anteriormente, quando isso acontecia, os serviços de internet reduziam a velocidade de acesso do usuário a web, contudo, agora mudou e a Anatel bate o martelo e toma uma decisão que surpreendeu a todos, entenda. 

Confira o que vai acontecer com quem não pagar a conta de internet | Foto: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Reduzir a velocidade era uma alternativa que as operadoras adotavam

Como citado, antes, quando o cliente não realizava o pagamento da sua conta de internet, a operadora de dados móveis não cortava o acesso à internet, todavia, reduzia de forma considerável a velocidade, até que a dívida fosse quitada.

Mas agora a Anatel bateu o martelo e decidiu colocar um fim nessa prática, então, segundo a agência, os clientes que não realizarem o pagamento de suas contas terão o acesso cortado.

Por outro lado, o corte não pode ser feito de imediato, ele irá acontecer apenas após o período de 20 dias. 

Veja também: O Futuro Chegou: 12 Tecnologias Que Devem Dominar Em 2024

Medida estava em debate há anos

Após um longo debate que durou cerca de 6 anos, essa medida agora foi adotada e já consta na revisão do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações. Agora, a proposta que foi aprovada colocou um ponto final na prática antiga. 

Agora, após o consumidor não realizar o pagamento da dívida, a operadora terá até cinco dias para enviar a notificação inerente ao débito e após o período, o cliente ainda terá 15 dias para efetuar o pagamento. 

Portanto, se ao término dos 15 dias, o cliente não efetuar o pagamento da dívida, sua internet será cortada e só voltará quando os débitos forem quitados. Lembrando que de acordo com a agência, o corte em questão precisa ser feito dentro do período normal de suspensão do contrato, para que não haja cobrança.

Veja também: Ameaça: O Que É E Quais Os Riscos Do WhatsApp “Gold”

Alguns serviços continuam obrigatórios

Embora o novo regulamento que entrou em vigor permita que as operadores cortem a internet do cliente, alguns outros serviços devem continuar, a saber:

  • O usuário deve continuar recebendo ligações e mensagens SMS por 30 dias, a contar a data da suspensão do serviço;
  • O usuário deverá conseguir ligar para serviços de emergência;
  • Após 60 dias, é possível que a empresa faça a rescisão do contrato.

Além disso, com a nova resolução que foi aprovada pela Anatel, agora o número de lojas físicas será reduzido, outra novidade é que há a regulação para os pacotes que são totalmente digitais e por fim, haverá a determinação do atendimento humano no telemarketing.

Confira no vídeo a seguir como economizar os dados móveis